Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 1.988
Aluna: Alessandra Aleluia Alves
Orientador: Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Título: Ama: um sistema especialista de aprendizado para balé adulto
através de feedback verbal automático
Data: 18/01/2022
Hora/Local: 14:30 – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Marlini Dorneles de Lima (UFG / Faculdade de Educação Física e Dança)
Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Com a introdução da computação no balé clássico, podemos pensar em novas
possibilidades de ensino-aprendizagem que sejam mais inclusivas e
democráticas. Na literatura científica atual, existem trabalhos voltados
para o aprendizado do balé, mas pouco se fala do público de balé adulto.
Esse público, caracterizado por pessoas com 18 ou mais anos de idade e que
não necessariamente possui o objetivo de se tornar bailarino profissional,
possui um perfil e objetivo diferentes do tradicional bailarino de uma
grande companhia de dança e é cada vez mais frequente de ser encontrado em
diversas academias de balé. Portanto, este trabalho trata-se de uma
pesquisa baseada em inovação que explorou as possibilidades de uso da
tecnologia para auxiliar o aprendizado de balé clássico através do
feedback, especializando-se posteriormente no público de balé adulto e
fornecendo feedback verbal automatizado. Após uma pesquisa junto ao
público-alvo que utilizaria esse tipo de tecnologia que auxiliasse nos
treinos de balé em casa, foi desenvolvido um sistema especialista chamado
Ama. O primeiro protótipo de Ama contou com uma interface visual e feedback
verbal em tempo real e foi avaliado por bailarinos e professores de balé
clássico. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de
fornecimento de feedback útil ao bailarino de maneira inclusiva e que
atendesse suas necessidades, além das possíveis funcionalidades propostas
terem sido consideradas pertinentes pelo público que poderia utilizar a
ferramenta futuramente. Assim, conseguimos avançar na área que une dança e
tecnologia e no entendimento científico e prático de formas de interação e
design de tecnologias voltadas para o aprendizado de balé clássico.
Palavras-chave: Tecnologias para aprendizado de balé. Feedback automático
em tempo-real. Inteligência Artificial.
Comentários desativados