Primeiro hackathon aberto ao público realizado pela XP Investimentos aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro e distribuiu R$ 25 mil em premiações

Uma equipe formada por estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi a vencedora do Hacka XP Open Finance 2022, maratona de programação realizada pela empresa XP Investimentos, organização do grupo XP Inc. A competição ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em formato virtual, e teve como foco o desenvolvimento de soluções de negócios relacionadas ao universo do Open Finance, modalidade que permite o compartilhamento de dados dos usuários entre instituições financeiras. A proposta vencedora foi a plataforma Monly, que tem como objetivo auxiliar nos gastos e investimentos do usuário e diminuir as barreiras para quem quer começar a investir.

O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Arthur Brito, do curso de Engenharia da Computação, Cynara Costa e Pedro Queiroz, de Ciência da Computação, José Gervásio, de Sistemas de Informação, e Leonardo Magalhães, de Engenharia de Produção, todos da UFPE. A equipe se conheceu no Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITi), empresa júnior do CIn, onde haviam trabalhado juntos. A ideia do Monly é concentrar as informações financeiras das variadas aplicações do usuário em um único local, por meio do Open Finance, realizando, a partir daí, uma análise da melhor forma de investimento, de acordo com os objetivos e os prazos de retorno estipulados pelo cliente.

A cerimônia de encerramento e premiação do Hack XP Open Finance 2022 aconteceu nesta quinta-feira (24), de modo virtual, e está disponível na íntegra no YouTube. Ao longo do hackathon, que teve cerca de 600 inscrições e 35 projetos desenvolvidos, os participantes tiveram a oportunidade de contar com a mentoria de diversos especialistas da XP, ligados às áreas de produtos, investimentos e tecnologia, além de conhecer o Developer Portal XP Inc., plataforma do ecossistema XP para criação de produtos e serviços. A premiação total foi de mais de R$ 25 mil, distribuídos entre os quatro primeiros colocados. Além disso, estão sendo avaliadas as soluções propostas para um novo programa de mentoria, incluindo aporte de investimento, convites para ativações do ecossistema XP, cocriação de novos produtos e desenvolvimento de tecnologia, além da possibilidade de contratação dos participantes.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00