No último dia 24 de fevereiro ocorreu a primeira defesa de tese de doutorado em formato híbrido no Centro de Informática (CIn) da UFPE desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. No dia da defesa do trabalho “Detectando, Entendendo e Resolvendo Conflitos de Build e Teste”, de autoria do estudante Léuson da Silva, estavam presentes no CIn, além do discente, os professores Paulo Borba, orientador da tese, e Márcio Cornélio, presidente da banca examinadora; os demais componentes da banca, os professores Breno Miranda, Everton Alves, Márcio Barros e Rodrigo Bonifácio, participaram remotamente, bem como o público em geral.

Para Léuson, a possibilidade de realizar a defesa presencialmente foi importante para o encerramento de um ciclo. “Foi uma alegria poder defender a minha tese no CIn, mesmo que de maneira híbrida. Eu já estava há mais de dois anos sem voltar ao Centro, mas para a defesa final, eu queria ter este momento de estar de volta”, conta o estudante, que em novembro de 2020 realizou o exame de qualificação do doutorado de maneira remota. “Acredito que a volta ao presencial é benéfica para a comunidade acadêmica como um todo. Apesar das vantagens e novas oportunidades potencializadas por meio do trabalho remoto, ainda há atividades que precisam do trabalho presencial”, complementa.

RETORNO PRESENCIAL NO CIn-UFPE

As aulas no CIn-UFPE têm previsão de retorno presencial de mais algumas disciplinas para os dias 14 de março, com as turmas do 1º ao 4º período, e 21 de março, para as turmas do 5º período em diante. Os alunos do 1º e 2º já retomaram as atividades presenciais de duas das disciplinas da grade curricular desde o dia 21 de fevereiro.

O acesso às dependências do CIn-UFPE será realizado mediante apresentação do comprovante de vacinação. Com intenção de evitar filas e aglomeração nas portarias, um formulário foi disponibilizado para desbloqueio antecipado. As medidas sanitárias de biossegurança permanecem válidas, como uso constante de máscaras de proteção facial, evitar aglomerações e manter o distanciamento social sempre que possível.