Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE

Título: Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Uso de
Equipamentos em um Laboratório baseado em RFID
Data: 10/03/2022
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Adriano Augusto de Moraes Sarmento  (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Victor Wanderley Costa de Medeiros(UFRPE / Departamento de  Computação)
Prof. Edna Natividade da Silva Barros (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Novas tecnologias voltadas para o controle no uso de bens têm surgido ano após ano para tornar o controle patrimonial cada vez mais ágil e confiável. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de uso dos equipamentos de um laboratório usando a tecnologia RFID. O sistema foi desenvolvido a fim de possibilitar que os alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) usem o laboratório de hardware a qualquer hora sem a supervisão de terceiros e os equipamentos contidos nele estejam sempre seguros e sob supervisão automatizada. No contexto atual isso não é possível, as baias são abertas apenas com chave e só quem tem acesso a elas são os monitores e funcionários. Isso é um problema porque o CIn funciona 24h todos os dias, sendo o laboratório de hardware um dos poucos que funcionam apenas em dias e horários específicos. A solução desenvolvida usa como meio de acesso às baias crachás com tags RFID, tecnologia essa que é amplamente utilizada no CIn. Para os equipamentos, também foram utilizados leitores RFID dentro das baias para garantir que os equipamentos estejam no local correto após seu uso. Todas as informações do monitoramento e log de uso ficam armazenadas em um sistema na nuvem, desenvolvido no contexto deste trabalho. O sistema em nuvem permite identificar os usuários dos equipamentos, enviar notificações de uso e efetuar reservas para uso do laboratório em horários não comerciais.

Palavras-chave: IoT. RFID. Gerenciamento de uso de equipamentos.