Paulo Maciel é o responsável pelas publicações, que trazem uma cobertura abrangente sobre o tema em mais de mil páginas de conteúdo

Profissionais que atuam na área de desempenho computacional agora poderão contar com uma obra completa e abrangente para embasar o conhecimento de temas como avaliação, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas. A publicação “Performance, Reliability, and Availability Evaluation of Computational Systems” de autoria do professor Paulo Maciel, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, reúne em dois volumes os principais conceitos que dão suporte ao planejamento, design, configuração e ajuste de sistemas de computação. Os livros serão publicados pelo selo Chapman and Hall/CRC, nos formatos e-book e impresso.

O Volume I é dividido em duas partes: a primeira traz os conceitos fundamentais que servirão de base para as partes subsequentes do texto, como introdução à probabilidade, estatística descritiva e análise exploratória de dados, entre outros temas; na segunda parte, são apresentados métodos para modelagem de avaliação de desempenho, como análise operacional, Cadeias de Markov em Tempo Discreto (DTMC) e Cadeias de Markov em Tempo Contínuo (CTMC), filas Markovianas, Redes de Petri Estocásticas (SPN) e simulação de eventos discretos (DES).

O Volume II abriga as duas últimas partes: a terceira examina a modelagem de confiabilidade e disponibilidade, cobrindo um conjunto de noções fundamentais, definições, procedimentos de redundância e métodos de modelagem, como Diagramas de Blocos de Confiabilidade (RBD) e Árvores de Falhas (FT); e a quarta parte discute medições de desempenho e análise de dados de confiabilidade, por meio da descrição de mecanismos básicos de medição aplicados em sistemas de computador e da discussão sobre geração de carga de trabalho.

Paulo Romero Martins Maciel é professor do CIn-UFPE, com graduação em Engenharia Eletrônica pela UPE, mestrado em Engenharia Elétrica e doutorado em Ciências da Computação pela UFPE, doutorado sanduíche na Universität Tübinge e pós-doutorado na Duke University. Desenvolve pesquisas com ênfase principalmente nos temas de cloud computing, modelos estocásticos e avaliação de desempenho, confiabilidade e disponibilidade de sistemas.
Os livros estarão disponíveis para aquisição a partir do dia 15 de agosto, nos formatos e-book (Vol. 1 e Vol. 2) e impresso (Vol. 1 e Vol. 2), com pré-venda já liberada para a versão física.