O evento virtual é gratuito e será realizado no Google Meet com transmissão pelo canal oficial do CIn no YouTube, às 17h.

Construir um ambiente de inovação para área de tecnologia veicular é um dos desafios percebidos pelo Governo de Pernambuco. Como solução, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) criaram os projetos Locus. O Centro de Informática (CIn) da UFPE é o responsãvel por coordenar o LocusAutomotivoPE. No próximo dia 17 de março, às 17h, será realizada o Webinar: “O que é o LocusAutomotivoPE?” para apresentação do projeto e as potenciais oportunidades de inovação na área através de um evento on-line no Google Meet. Qualquer pessoa pode participar através do link ou assistir no canal do Youtube do CIn-UFPE.

Essa é uma iniciativa que fomenta a inovação formada a partir do consórcio entre instituições públicas e/ou privadas para promover o desenvolvimento científico e tecnológico em um setor econômico específico de determinada região. Em Pernambuco, o Locus de Inovação Automotivo é coordenado pelo Prof. Abel Guilhermino do CIn-UFPE, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), pelo instituto SENAI de Inovação (ISI – TICsI) e pela empresa fabricante automotiva Stellantis.

O professor do CIn-UFPE Abel Guilhermino explica que, inicialmente, a proposta tem duração de dois anos, através da aprovação do edital Facepe.  No entanto, após alguns meses de execução das ações programadas, o Locus Automotivo já apresenta alguns resultados significativos, como a formação do primeiro Programa de Extensão Tecnológica (PET), via Facepe e em parceria com a Stellantis, assim como aprovações em editais de fomento tais como FUNDEP e FINEP em projetos de inovação, além de projeto de P&D via a unidade Embrapii CIn-UFPE, e que deve ter continuidade no desenvolimento do setor através desta unidade.

O LocusAutomotivoPE está baseado em cinco pilares. São eles: (i) Estruturação, com foco na construção de novas parcerias e criação de uma rede de atuação no setor veicular; (ii) Formação, focado na capacitação nos níveis da graduação e da pós-graduação, a exemplo do PET em Engenharia de Software para Automóveis, e os programas de Residência Tecnológica; (iii) Desenvolvimento Tecnológico, a fim de impulsionar através de editais, como da Facepe e da Finep, a pesquisa e o desenvolvimento do setor, além de projetos de P&D; (iv)Recursos Humanos, para suprir as demandas do mercado de trabalho local por meio da formação de profissionais preparados e (v) Eventos, através de workshops e webinars em tópicos “quentes” do setor automotivo.

Os wbinars serão realizados de 15 em 15 dias através do canal do oficial do CIn no YouTube, sempre às 17hs, e contará com um convidado por encontro. A programação foi pensada com temas relevantes para o desenvolvimento da área automotiva na indústria. Assuntos como transformação digital na indústria automotiva, conectividade e indústria 4.0, segurança automotiva, carros autônomos, impactos da rede 5G compõem a grade dos próximos seminários ao longo do tempo. Os seminários têm por objetivo também promover a disseminação do conhecimento para aproximar a indústria automotiva do setor científico  e criar oportunidades num ambiente de discussão sobre vários problemas que afligem atualmente a área automotiva para propor soluções através da ciência e da inovação.

“Como um Locus de Inovação, seus pilares reforçam a prospecção de novos projetos no setor automotivo, que atualmente não são tão bem conhecidos pela comunidade científica de uma maneira geral. Afinal, trata-se de um setor relativamente novo no estado de Pernambuco, com aproximadamente 7 anos, desde a chegada do Polo Automotivo JEEP. Além disso, fazer carros é uma atividade bastante complexa que aplica metodologias validadas durante muitos anos e em geral fechadas para a comunidade científica por questões de confidencialidade e estratégias de cada empresa do setor”, esclarece Abel.

LocusAutomotivoPE e EMBRAPII – O Centro de Informática (CIn) da UFPE foi credenciado como Unidade EMBRAPII para área de Tecnologias e Sistemas Veiculares em 2020. A proposta desta unidade conta com diversos laboratórios de pesquisa dentro de sua área de atuação, que são: Sistemas Automotivos, Software para Sistemas Veiculares, e Automação, Modelagem e Segurança Veicular. Esse é mais um ponto na rede de ICTs do estado de Pernambuco junto à Direção do CIn, a Coordenação de Cooperação e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade-UFPE).

O professor Abel Guilhermino esclarece que o LocusAutomotivoPE deve ser observado sempre em uma camada superior, independente da bandeira, visando a criação de um ambiente de inovação para o setor automotivo, na qual olhará em especial para as carências do setor no intuito de permitir fazer conexões entre o setor industrial automotivo e a rede de parceiros de competência científica.

WEBINAR: O que é LocusAutomotivoPE?

On-line e gratuito

Dia 17/03/2022

No Google Meet às 17h

Link da videochamada ou www.youtube.com/cinufpeoficial