Evento focado na formação científica de alunos de graduação e mestrado em Computação ocorrerá na Alemanha em agosto deste ano

A estudante Izabella Melo, do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi selecionada para a The Cornell, Maryland, Max Planck Pre-doctoral Research School (CMMRS) 2022. O evento, organizado por três das principais instituições de ensino e pesquisa do mundo em Computação, reunirá estudantes de destaque de graduação e mestrado em Computação de várias partes do mundo, que serão expostos a pesquisas de ponta e terão a oportunidade de interagir pessoalmente com pesquisadores líderes em suas áreas de atuação. O encontro ocorrerá entre os dias 1º e 6 de agosto no Max Planck Institute for Software Systems, em Saarbrücken, Alemanha. As despesas com deslocamento e estadia dos participantes serão inteiramente cobertas pela organização do evento.

Izabella enxerga a oportunidade como uma experiência única em sua trajetória. “A participação na CMMRS 2022 será uma mudança de vida como estudante e pesquisadora, especialmente porque o meu foco de estudo atualmente é numa área relativamente inexplorada, segurança iOS, onde tenho certa dificuldade em encontrar conteúdo online ou em livros. Essa vai ser uma oportunidade aprender com grandes nomes de grandes universidades. Espero poder aprender muito lá e ajudar a levar esse tipo de oportunidade para outros estudantes do CIn”, conta a discente.

Orientada no CIn pelo professor Divanilson Rodrigo Campelo, Izabella desenvolve pesquisas em segurança e privacidade no ecossistema iOS. Entre os anos de 2018 e 2019, Izabella foi aluna da Apple Developer Academy | UFPE, onde começou a se aprofundar na pesquisa científica na área. “A relevância da formação acadêmico-científica que o CIn oferece aos seus alunos, que inclui o envolvimento destes alunos com atividades de pesquisa desde a graduação, muitas vezes combinadas com a participação destes alunos em projetos de colaboração com a indústria existentes no CIn, é um círculo virtuoso”, afirma o docente, que ocupa a vice-coordenação de Pesquisa do CIn.

O grande trunfo da CMMRS está na possibilidade de intercâmbio de informações com a vanguarda da produção científica mundial na área de Computação. Na edição deste ano, que tem como tema “Tendências de Pesquisa Emergentes em Computação”, cientistas internacionalmente líderes das instituições organizadoras estarão disponíveis para interações e vão ministrar palestras sobre temas variados relativos à carreira de pesquisa na academia e na indústria.

Ainda sobre o evento, o professor Divanilson destaca: “O ambiente de pesquisa deste evento vai ser fantástico para os selecionados. De acordo com o CSRankings, um ranking baseado em métricas das principais instituições de Computação do mundo, Cornell é a principal Universidade norte-americana em segurança computacional e criptografia, áreas em que Izabella realiza pesquisas”. O professor Divanilson ainda destaca: “Mobilidade acadêmica é um dos pilares para o avanço da ciência. A circulação de pesquisadores é uma das atividades fundamentais na ciência, pois permite que o pesquisador seja estimulado com novas ideias, com formas alternativas de abordar um problema com que vinha trabalhando. Portanto, a ida a eventos deste nível é muito importante para a formação do pesquisador. A participação de Izabella no evento deve inspirar outros alunos do CIn a se envolverem cada vez mais cedo com atividades de pesquisa”.