A iniciativa está sendo realizada com uso de recursos da Unidade Embrapii

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) firmou uma nova parceria com a Stellantis para a criação de um projeto de inovação na área de manutenção preditiva, que apontará soluções capazes de se anteciparem à ocorrência de problemas. Recursos da Unidade Embrapii estão sendo utilizados no projeto, que é desenvolvido no Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes (LIVE), do Centro desde setembro de 2021.

O projeto faz parte de iniciativa global da montadora que inclui ações semelhantes em diversos países e que tem como foco desenvolver soluções globais tanto para produtos, quanto para processos de manufatura. “Estabelecer parcerias com instituições de alta capacidade de desenvolvimento é uma estratégia da Stellantis para acelerar a inovação, através da atração de competências. As parcerias representam a forma mais dinâmica e moderna de enfrentar os grandes desafios que a indústria da mobilidade tem que superar agora e no futuro”, afirma Toshizaemom Noce, Gerente de Engenharia Avançada da Stellantis. “Buscamos soluções inovadoras para aplicar já nos próximos anos.”

A Stellantis busca transformar-se de uma indústria de manufatura para uma Tech Car Company nos próximos anos, e iniciativas como esta tendem a ser cada vez mais comuns, aproximando ainda mais a indústria automotiva do campo acadêmico, com investimentos consistentes em pesquisas para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Uma equipe formada por alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de professores da Universidade, está trabalhando com a missão de prever o problema. De acordo com o professor do CIn, Abel Guilhermino, que é coordenador do projeto, a iniciativa tem o objetivo geral de desenvolver algoritmos de predição que possam prever a ocorrência de mau funcionamento de um componente.

“Saber o momento em que um componente está prestes a ter um mau funcionamento é uma tarefa não trivial para a indústria automobilística. Isso deve-se ao fato de que as características do componente e o ambiente em que ele opera fazem com que a falha de um componente do sistema não seja algo facilmente previsível”, explicou o professor.

A parceria representa mais um passo em direção à criação de um ambiente de inovação para o desenvolvimento de pesquisa e inovação no setor automotivo de Pernambuco. O projeto é alinhado ao LocusAutomotivoPE, uma iniciativa do governo do estado.

Sobre o LIVE

Criado em 2015, o LIVE tem o objetivo de desenvolver projetos de inovação no contexto de cidades inteligentes e realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a indústrias e agências de fomento em diversos segmentos como Automotivo, IoT, Sistemas Embarcados, Energia, Computação de Alto Desempenho, Eletrônica, Mobilidade Urbana, Conectividade e Inteligência Artificial.

A infraestrutura do laboratório tem área de 180 metros quadrados e capacidade para 30 pesquisadores. O LIVE recebe link de 1 Gbps, 750 Mbps AC 5 GHz Wi-Fi, 1 servidor físico, 4 servidores virtuais SVN dedicados a cada projeto e 25 máquinas operando nos projetos de laboratório.

Além disso, o laboratório possui duas bancadas eletrônicas completas com equipamentos de medição como osciloscópio, multímetro, fontes diversas, impressora 3D, entre outros.

Sobre a Stellantis
A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo. A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00