Resultado do Edital de Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade foi divulgado no último dia 5 de abril

O projeto “História, Memória e Patrimônio da População Afrobrasileira e Índígena em Contextos Rurais e Urbanos do Estado de Pernambuco: Educação Patrimonial Ubíqua”, coordenado pelo professor Alex Sandro Gomes, do Centro de Informática (CIn-UFPE), em parceria com o Núcleo de Políticas e Educação Étnico-Raciais (ERER/UFPE), foi aprovado no Edital nº 29/2021 de Estudos Étnicos-Raciais Solano Trindade, promovido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O resultado foi divulgado no último dia 5 de abril.

O principal objetivo do projeto é identificar os impactos no desenvolvimento da identidade de crianças, jovens e adultos provocados por instalações geolocalizadas de conteúdos multimídia, acerca de história, memória e patrimônio da população afro-brasileira e indígena, em contextos rurais e urbanos de Pernambuco. Uma de suas metas é desenvolver aplicativos para os sistemas operacionais Android e iOS, que permitam a navegação pelas rotas e interação com conteúdos geolocalizados em pontos mapeados no desenvolvimento do projeto. O projeto será executado ao longo dos próximos dezoito meses e deve trazer impactos significativos para a comunidade acadêmica e externa, no que tange à temática étnico-racial.

Além do projeto com o CIn-UFPE, o Núcleo ERER aprovou no mesmo edital a pesquisa “A Biblioteca como Espaço de Construção da Educação das Relações Étnico-Raciais”, sob coordenação da professora Maria da  Conceição Reis, do Centro de Educação (CE-UFPE). O Edital Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade da FACEPE tem como objetivo apoiar as Instituições de Ensino Superior (IES) no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante apoio financeiro a projetos que contribuam para a implementação de políticas de ações afirmativas étnico-raciais. Na edição nº 29/2021, foram 17 propostas aprovadas, com uma verba destinada de cerca de R$ 1,5 milhão.

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