Evento online e gratuito acontece no dia 9 de maio, às 14h30

O professor Gustavo Carvalho, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, vai participar de um seminário promovido pela BCS, The Chartered Institute for IT, no próximo dia 9 de maio, às 14h30 (BRT). O encontro, intitulado “Como podemos definir requisitos operacionais em robótica?”, vai ser realizado em formato virtual e aberto a todos os interessados. A apresentação será liderada pela professora Ana Cavalcanti, da University of York. Na ocasião, o professor Gustavo Carvalho e James Baxter, pesquisador da University of York, farão uma demonstração prática da ferramenta que apoia a estratégia apresentada.

O desenvolvimento em engenharia de controle e inteligência artificial vem abrindo caminho para uma ampla gama de aplicações robóticas de grande benefício para nossa sociedade. Um robô, no entanto, normalmente depende de uma grande quantidade de software que determina seu comportamento, que afeta e é afetado por seu ambiente. Na palestra será apresentada uma abordagem para o projeto e verificação de software robótico, que leva em consideração as suposições que podem ser feitas sobre aquele ambiente. Após a explanação da abordagem será demonstrado o uso de duas ferramentas para capturar suposições e provar propriedades de interesse. O evento é gratuito, mas para participar é necessário realizar um cadastro na plataforma, que pode ser feito através da página do evento.

SOBRE OS PALESTRANTES

Ana Cavalcanti é professora da Universidade de York e Chair em Tecnologias Emergentes pela Real Academia de Engenharia. Ela é a líder do centro de excelência RoboStar em Engenharia de Software para Robótica. A abordagem RoboStar para Engenharia de Software baseada em modelo complementa a prática atual de projeto e verificação de sistemas robóticos, abrangendo simulação, teste e prova. A abordagem RoboStar é prática, suportada por ferramentas, e ainda matematicamente rigorosa para que possa fornecer evidências confiáveis ​​do comportamento esperado.

James Baxter é pesquisador da Universidade de York. Seus interesses de pesquisa estão na área de engenharia de software, particularmente métodos formais. Nos últimos quatro anos, trabalhou no projeto RoboTest, desenvolvendo uma estratégia verificada de teste baseada em modelos para sistemas robóticos.

Gustavo Carvalho é professor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu principal interesse de pesquisa é em Engenharia de Software, com ênfase em testes e métodos formais. É autor de cerca de 30 publicações revisadas por pares, além de revisar artigos para conferências internacionais (FM, SEFM, ICTAC, TASE) e periódicos (SCP, SoSyM, IST, IEEE TSE). Em 2021, atuou como como coordenador da Comissão Especial de Métodos Formais.

BCS, THE CHARTERED INSTITUTE FOR IT

Fundada em 1956, a British Computer Society, atualmente nomeada BCS, The Chartered Institute for IT, é uma comunidade ampla de líderes empresariais, educadores, profissionais e formuladores de políticas das áreas de Tecnologia da Informação e Ciência da Computação, que conta com mais de 60 mil membros em cerca de 150 países. Seus objetivos são promover o estudo e aplicação de tecnologia de comunicação e computação para avançar o conhecimento da educação em TIC, em benefício dos profissionais e do público em geral.