A visita aconteceu na tarde de terça-feira (31/05)

Na última terça-feira, dia 31 de maio, Rui Moreira (Diretor-Geral do TSE), Márcia Mota (Secretária da Diretoria-Geral do TSE), Orson Lemos (Diretor-Geral do TRE-PE), Danilo Franco (Diretor-Geral do TRE-PI), e George Maciel (Secretário de TIC do TRE-PE) visitaram o Centro de Informática (CIn) da UFPE para conhecer mais sobre o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) de Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software (Projeto entre o CIn e a Softex apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991), cujo foco atual é o teste de integridade de urnas do TRE-PE (em acordo parceria entre CIn-Softex-TRE-PE) através de braço robótico inteligente desenvolvido pelo CIn-UFPE.

O Diretor-Geral Orson Lemos fez as introduções de sua comitiva à Marcondes Ricarte e Riei Rodrigues (da Equipe Técnica), Alexandre Mota (Coordenador) e Sérgio Soares (Vice-Diretor do CIn-UFPE), e depois teve que se ausentar devido a compromissos em Brasília.

A comitiva do TSE e dos TREs (PE e PI) visitou as instalações do convênio CIn-Softex, onde o kit robótico inteligente foi devidamente apresentado, por todos os Residentes, Equipe Técnica e de Pesquisa, Coordenador do convênio e Vice-Diretor do CIn, e o Diretor-Geral Rui Moreira, da mesma forma que o Ministro Edson Fachin, em 27/05/2022, testou o sistema com suas próprias escolhas de voto de teste e ficou muito satisfeito com o que presenciou.

O Diretor-Geral do TSE comentou sobre o cenário de fuga de cérebros e a importância do investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, e a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada no Brasil. Essa iniciativa do CIn-UFPE, portanto, é muito positiva, pois gera tecnologia para o país e promove a oportunidade de capacitação e trabalho, além de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro.