Trabalho desenvolve sistema de previsão de série temporais aplicável em áreas como energia, Internet e hidrologia

O professor do CIn-UFPE, Paulo Salgado, publicou o artigo “A Hybrid System Based on Dynamic Selection Time Series Forecasting” na revista IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems. O periódico está entre as revistas mais relevantes, criteriosas e concorridas da área de Inteligência Artificial (IA) do mundo. Ao longo da pesquisa foi desenvolvido um sistema inteligente para previsão de séries temporais chamado de Dynamic Residual Forecasting (DReF).

Séries temporais são coleções de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Alguns exemplos são o consumo elétrico semanal de uma cidade, o número de contágios mensais de uma doença e a quantidade diária de itens vendidos em um ano. O sistema DReF busca a melhor combinação de modelos para prever um determinado ponto futuro de uma série temporal de qualquer aplicação com o objetivo de maximizar a acurácia, ajudando especialistas de determinada área a tomar melhores decisões. O resultado do artigo mostra que o DReF obteve maior precisão que outros métodos da literatura nas áreas de energia, Internet, poluição e hidrologia, por exemplo.

Pesquisado e escrito em aproximadamente um ano, o artigo não está diretamente relacionado a nenhum mestrado ou doutorado. A equipe responsável pelo projeto foi formada pelo professor Paulo Salgado, do CIn; o professor João Fausto Lorenzato de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco; e Eraylson Galdino da Silva, que na época desenvolvia o doutorado em Seleção Dinâmica de preditores, sob orientação de Paulo e co-orientação do professor George Darmiton. Atualmente, Eraylson concluiu o doutorado e é cientista de dados da I.Systems.

Considerando sua trajetória como pesquisador, a visibilidade conquistada com a publicação em diversos países é muito importante para Paulo Salgado: “é gratificante ver que seu trabalho (algo que você realmente acredita) é relevante e que nós conseguimos passar a mensagem para os demais pesquisadores”, diz. O exemplo que fica para seus orientandos também é destacado: “mostro para meus alunos que com dedicação, foco, força e perseverança é possível alcançar grandes objetivos”.

Desenvolver trabalhos relevantes e de excelência em ensino, pesquisa e extensão é tradição no Centro de Informática (CIn) da UFPE. Esse é o único artigo de brasileiros entre os quase 40 publicados nesta edição da revista e é o segundo time formado apenas por brasileiros no ano. O primeiro também era de pesquisadores do CIn e, publicações como essa, são um meio de manter e aumentar a qualidade e a visibilidade das soluções inovadoras produzidas no Centro, que podem ser aplicadas em problemas relevantes da sociedade.

O artigo completo está disponível neste link.

Comentários desativados