Evento acontece entre os dias 15 e 18 de setembro

O CINTEC – Encontro de Robótica e Inteligência Artificial será realizado no Espaço Ciência em uma parceria com o Grupo de Trabalho de Popularização da Ciência da APC (Academia Pernambucana de Ciências), o Centro de Informática (CIn) e o Laboratório LIKA (Instituto Keizo Asami) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com cinco oficinas e demonstrações, de 15 a 18 de setembro. Estarão presentes representantes da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software e do RobôCIn.

Entre as demonstrações da residência, os visitantes poderão conhecer um robô que dança frevo e outros que fazem auditoria de urnas eletrônicas, um projeto desenvolvido em parceria com a Softex e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que contribui para a segurança do sistema eleitoral e para a formação de profissionais especializados em software e hardware. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Além disso, com o RobôCIn vai ser possível assistir a uma partida de futebol de robôs e, com o LIKA, conhecer um sistema que mapeia focos de doenças às margens de rios.

Na quinta-feira pela manhã, alunos de Ensino Fundamental poderão ser introduzidos na metodologia maker por meio da programação em bloco, com uso do Scratch, e, pela tarde, entender o funcionamento e preparação de um robô jogador de futebol da categoria VSS (Very Small Size Soccer). Na sexta-feira, voltada ao público do Ensino Médio, durante a manhã, serão apresentados estrutura, componentes e modo de funcionamento de um robô jogador de futebol da categoria Small Size League (SSL). No horário da tarde, os alunos serão convidados a interagir e controlar os movimentos do “TinyArmBot”, um mini-braço robótico com Arduíno.

As duas oficinas sobre robôs para futebol (VSS e SSL) acontecem novamente no sábado e, no domingo, os visitantes poderão ser introduzidos ao universo da programação com uma dinâmica de criação de um código com instruções para ir do início ao fim de um labirinto.

Confira as descrições:

Quinta – Ensino Fundamental. Oficinas: Passos iniciais na programação com scratch (manhã): introduzir a metodologia maker, usando a programação em blocos com scratch, no universo lúdico das crianças. Preparação de um robô para um jogo de futebol (VSS) (tarde): Mostrar de forma detalhada a estrutura interna, componentes e modo de funcionamento de robô autônomo muito pequeno para futebol de robôs.

Sexta – Ensino Médio. Oficinas: Preparação de um robô para um jogo de futebol (SSL) (manhã): Mostrar de forma detalhada a estrutura interna, componentes e modo de funcionamento de robô autônomo pequeno para futebol de robôs. Controle de um mini-braço robótico com Arduíno (tarde): Por meio da curiosidade, os pequenos serão convidados à interação com o “TinyArmBot”, controlando seus movimentos.

Sábado – Preparação de um robô para um jogo de futebol (VSS) e preparação de um robô para um jogo de futebol (SSL)

Domingo – Introdução a linguagem de programação: Realizar uma dinâmica para que os participantes criem um código com instruções de como ir do início ao fim de um labirinto. Como funciona e o que é necessário para alcançar o resultado esperado?