Evento reuniu pesquisadores que estudam evolução e variabilidade de software de diferentes ângulos

O Professor do CIn-UFPE Leopoldo Teixeira participou, como keynote speaker, na última segunda-feira (12/09), do “5th International Workshop on Variability and Evolution of Software-Intensive Systems (VariVolution 2022)”, evento internacional realizado este ano na Technische Universität Graz, Áustria. O momento reuniu pesquisadores que estudam evolução e variabilidade de software de diferentes ângulos, além de profissionais que encontram esses fenômenos em aplicações e sistemas do mundo real. 

O conceito de linhas de produtos de software pode ser explicado como um conjunto de sistemas de software semelhantes, que são desenvolvidos a partir de artefatos em comum, combinados de maneira sistemática para derivar programas. Neste contexto, é importante ter cuidado extra ao modificar e evoluir estes sistemas de software, para evitar consequências indesejadas. Além do mais, técnicas de análise aplicadas a estes sistemas precisam lidar de forma eficiente com uma grande quantidade de programas que podem ser gerados. A palestra apresentou um resumo dos trabalhos realizados anteriormente por Leopoldo e seus colaboradores para tratar tais desafios. 

Os trabalhos incluem desde resultados provenientes do doutorado de Leopoldo, passando por resultados de trabalhos de mestrado realizados no CIn, como os de Gabriela Sampaio e Karine Gomes, além de trabalhos em colaboração com outras instituições do Brasil (UnB, UFRN, UFCG, UFAL) e do exterior (Universität des Saarlandes, University of Luxembourg, University of Ulm, ITU Copenhagen, TU Braunschweig, Université de Namur). “É uma grande honra participar de um evento internacional de pesquisa para apresentar trabalhos realizados no contexto do CIn, o que reforça a qualidade e excelência da pesquisa realizada em nosso centro”, comenta Leopoldo.

O Prof. Leopoldo Teixeira obteve seu doutorado em Ciência da Computação em 2014 e atualmente é professor assistente do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, onde lidera o grupo de Pesquisa em Análise e Teste de Software e também é filiado ao Software Productivity Group. Seus interesses de pesquisa se concentram em fornecer bases sólidas para melhorar a qualidade e a produtividade do software. Em particular, trabalhou em linhas de produtos de software e sistemas configuráveis, refatoração, métodos formais, teste de software e desenvolvimento móvel. Em 2022, está atuando como CAPES-Humboldt Experienced Research Fellow na Universität des Saarlandes, em Saarbrücken, Alemanha.

Sobre o Evento

O workshop serve como uma plataforma de intercâmbio altamente interativa, para trocar novas ideias e fomentar futuras colaborações de pesquisa e sinergias. A ação reflete em uma diversidade de formatos de submissão, desde trabalhos de pesquisa originais a documentos de posicionamento, até demonstrações informais de ferramentas ou sessões totalmente interativas. O público esperado não se limita à comunidade que trabalha com linhas de produtos de software, mas também aceita contribuições relevantes para a variabilidade de campos relacionados à evolução, como gerenciamento de configuração de software ou manutenção de software.

Comentários desativados