O workshop será no Laboratório de Graduação 4 (Grad 4) no CIn, das 15h às 18h

O Workshop é um momento de experimentação com as ferramentas mais atuais de geração de imagens usando Inteligência Artificial. O evento é gratuito voltado para o público de artistas, designers, pessoas desenvolvedoras, entusiastas e curiosas. Com o tema “Geração de Imagem com Inteligência Artificial”, a oficina acontece no dia 29 de setembro, das 15h às 18h, no Laboratório de Graduação 4 (Grad 4) no CIn, e terá como foco a desmistificação do uso das ferramentas mais atuais de geração de imagens usando IA.

Considerando a geração de imagens baseada em textos, serão apresentadas técnicas de engenharia de prompt, com a finalidade de identificar qual a melhor combinação de palavras para ter uma imagem desejada. “No momento, trabalharemos em grupos e individualmente na composição de prompts e experimentação na geração das imagens”, explica Filipe Calegario, professor do CIn-UFPE e pesquisador do Mustic.

Durante o Workshop, serão apresentados o funcionamento de alguns modelos existentes (ex: GAN, diffusion, latent diffusion), com exemplos de uso e de adaptações das ferramentas (ex: MidJourney, DALL-E 2, Stable Diffusion), além de combinações e usos criativos das técnicas associadas. Serão utilizadas também interfaces desenvolvidas no projeto de parceria entre o CIn e a Escola Americana do Recife, coordenado pelos professores Filipe e Fábio Silva, do CIn. O objetivo é ter uma galeria coletiva ao final do workshop.

Após a prática, o Workshop terá discussões sobre qual o impacto que essas ferramentas podem ter no processo criativo humano e as repercussões éticas emergentes. Uma pergunta que guiará será como diminuir a distância entre tais ferramentas e  seus usuários.

Todos os cursos e departamentos da UFPE podem participar. Os interessados devem se inscrever neste link. As vagas são limitadas.