A citação do professor já acontece de forma recorrente há alguns anos

O professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Ruy de Queiroz, permanece citado como um dos ex-alunos `famosos’ da UFPE na mais recente classificação do Times Higher Education – The World University Rankings 2023, instituição britânica líder mundial em dados do ensino superior e de instituições voltadas para pesquisa. Além do docente, também são destaques os ex-alunos da UFPE: o ator Irandhir Santos e o político Christovam Buarque.

Sobre Ruy de Queiroz

Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Ruy de Queiroz ofereceu uma reformulação da teoria dos tipos de Martin-Löf baseada numa nova leitura do conceito ‘significado é uso’ de Wittgenstein. Como resultado dessa releitura, o pesquisador vem trabalhando desde a década de 1990 junto com Dov Gabbay em um programa de generalização geral da interpretação funcional das lógicas clássica e não-clássicas por meio da noção de dedução natural rotulada.

Além disso, desde o início dos anos 2000, o docente centra seus esforços na investigação, junto à Anjolina de Oliveira, a respeito de uma perspectiva geométrica da dedução natural apoiada numa consideração baseada em grafos da dedução natural simétrica de Kneale.

O professor tem mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, localizado em Londres, no Reino Unido.