Breno Dantas Cruz, da Iowa State University, ministrará a palestra no Anfiteatro do CIn-UFPE, com transmissão online, às 15h
No dia 29 deste mês, o Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebe Breno Dantas Cruz, pesquisador no Laboratory for Software Design da Iowa State University, para apresentar o seminário “Promovendo práticas sistemáticas para o desenvolvimento de aplicativos na borda da rede”. O encontro será presencial, no Anfiteatro do Centro, com transmissão pelo YouTube, a partir das 15h.
Na palestra, Breno vai compartilhar sua pesquisa sobre como o processamento na borda da rede (edge) pode ser utilizado para melhorar a privacidade dos dados dos usuários e reduzir gargalos na rede, em um contexto em que dispositivos móveis, IoT e wearable estão transformando consumidores passivos em produtores ativos de grandes quantidades de dados.
Desenvolver aplicativos na borda da rede continua difícil devido a sua complexidade. Geralmente, desenvolvedores utilizam práticas ad-hoc, o que introduz código de manutenção trabalhosa, propenso a erros e vulnerável em termos de segurança. A pesquisa de Breno busca introduzir metodologias que tornem o desenvolvimento desses aplicativos mais sistemático, tais como: abstrações de middleware modulares, técnicas para estimativa do desempenho e alocação de recursos distribuídos para esses aplicativos.
Formado em Engenharia de Software pela Universidade de Brasília, Breno é Mestre em Ciências e Engenharia pela Universidade Notre Dame e Ph.D. em Ciência da Computação pela Virginia Tech. Atualmente é orientado pelo Dr. Hridesh Rajan em seu pós-doutorado na Iowa State University.
Sua filosofia de pesquisa é que a sinergia de novos projetos de sistemas e abordagens de engenharia de software pode reconciliar prioridades, muitas vezes divergentes, de usuários finais, desenvolvedores de aplicativos e provedores de infraestrutura. Por isso, explora as questões de programabilidade, eficiência e privacidade no desenvolvimento e evolução de aplicativos móveis e IoT, com o objetivo principal de democratizar o desenvolvimento de aplicativos distribuídos, particularmente IoT e ciber-físicos.
Comentários desativados