Iniciativa que por meio da escuta solidária busca proporcionar suporte emocional pontual e momentâneo a pessoas vinculadas ao CIn

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental. Nesse mês dedicado a uma questão tão fundamental no contexto da universidade, lembramos a toda a comunidade acadêmica dos serviços oferecidos pelo seu Grupo de Acolhimento do CIn-UFPE, iniciativa que por meio da escuta solidária busca proporcionar suporte emocional pontual e momentâneo a pessoas vinculadas ao CIn.

Criado em dezembro de 2017, o serviço é guiado pelos princípios de sigilo, não julgamento, empatia e cultura do autocuidado para auxiliar estudantes, professores, servidores técnicos administrativos, participantes de projetos, terceirizados e bolsistas em momentos difíceis, como de dificuldade social, supressão de emoções, pensamento de desistência do curso, entre outros.

É uma ação de caráter preventivo, que possibilita uma visão mais clara e ampla de si frente à problemática, podendo contribuir para evitar o agravamento e auxiliar num movimento propulsor de mudança. A proposta não é a resolução ou aprofundamento da problemática, mas sim, um momento de empatia para com a pessoa que busca o serviço.

Para marcar um atendimento durante o horário de funcionamento do CIn, basta enviar mensagem para acolhimento@cin.ufpe.br informando suas opções de horário e formato de atendimento (remoto ou presencial). O horário e as demais informações do atendimento serão repassadas via e-mail.

Além disso, o Núcleo de Atendimento à Saúde do Estudante (NASE) da UFPE promove serviços com agendamento prévio de diversos serviços para saúde do estudante, dentre eles o acolhimento psicológico. Entre em contato por e-mail acolhimentosaude.nase@ufpe.br ou pelo telefone 2126-8439/8486.