Primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G do país

O evento de lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil aconteceu nesta terça-feira, no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O laboratório é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a articulação de outras instituições de ensino e pesquisa através do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software).

Estiveram presentes no encontro autoridades governamentais, representantes do setor de telecomunicações e de outras indústrias, bem como pesquisadores do CIn e do INES. Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação e Serviços, discorreu sobre o conceito de neoindustrialização no Brasil e a defesa de uma política industrial no país cujo objetivo final é a geração de emprego de alta renda e de alta qualificação: “o 5G Labs é um exemplo dessa capacidade que nós estamos construindo, que é possível, de absorver conhecimento e tecnologia e promover inovação”

Luiz Gondin, Diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do MDIC, reforçou como este é o projeto piloto de uma agenda mais ampla dentro da tecnologia 5G, “calcada em estudos internos que buscam identificar os impactos potenciais da tecnologia 5G e quais as oportunidades que isso gera para a economia brasileira. E isso pensando em última análise em objetivos de catch-up tecnológico, em geração de emprego e renda de qualidade e impacto no próprio desenvolvimento econômico em geral”.

E Kelvin Lopes, Coordenador da Pesquisa e Gerenciamento do Projeto na UFPE, destacou o modelo de inovação aberta do projeto “com a cooperação de vários atores do ecossistema 5G nacional: Academia, Governo, Operadoras e Provedores no sentido de parceria privado-público, startups e empresas de software”. A expectativa é que a partir da aproximação dos diversos atores sejam geradas soluções de software que atendam ao mercado interno e sejam competitivas internacionalmente.