Momento reuniu profissionais e pesquisadores do HC-UFPE e do CIn-UFPE

O Centro de Inovação para Saúde Digital (CISDi) do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com o Hospital das Clínicas da UFPE, realizou na última quinta-feira (30), no anfiteatro do CIn, o evento de MatchDay Saúde & Tecnologia.

O momento reuniu profissionais e pesquisadores do HC-UFPE e do CIn-UFPE por meio do debate de problemas estruturados, visando a ampliação do networking Saúde&Tecnologia, captação de investimentos e formação de times para proposição de inovação em saúde digital por meio de projetos PD&I.

Para Paulo Borba, Diretor do Centro de Informática da UFPE, “o evento foi um excelente primeiro passo para que pesquisadores do CIn conheçam problemas interessantíssimos da área de saúde, e possam dar os primeiros passos para estabelecer colaborações com a equipe do HC, e assim ter impacto direto na pesquisa do CIn, nos pacientes do HC e, eventualmente, de outros hospitais universitários e da rede privada”, comenta.

“A conexão com desafios da área de saúde reforça a relevância da atuação do CIn/UFPE com inovação e pesquisa de alto impacto, não apenas científico, mas econômico e especialmente social quando falamos em saúde pública”, complementa Sérgio Soares, Vice-Diretor do CIn e Coordenador do CISDi.

O evento contou com a colaboração de pesquisadores do CISDi e das demais áreas de pesquisas do Centro, além dos pesquisadores do Hospital das Clínicas e convidados do ecossistema de tecnologia de Pernambuco, como Sebrae, Neurotech, CESAR, Porto Digital, Softex, Secretaria Estadual de Ciência de Tecnologia e Facepe.

“O HC-UFPE por ser um hospital de ensino e pesquisa pode ser visto como um grande laboratório vivo para as oportunidades de desenvolvimento e validação de pesquisas aplicadas. Aproximar esse ambiente de um Centro de Excelência em Ciência e Tecnologia, como é o CIn-UFPE, é uma estratégia muito importante porque ambos são unidades da universidade e precisam estar juntos por meio de pesquisa e inovação para resolução de problemas”, afirma a Shirley Cruz, Chefe do Setor de TI e Saúde Digital (SETISD/HC-UFPE).

O Superintendente do HC-UFPE, Dr. Filipe Carrilho, acredita que esse evento é um um marco na história do hospital e espera que essa parceria se estenda em outras gestões. “Esse evento é um marco que deve se estender de maneira institucional, independente da gestão. O HC faz parte de uma rede de 41 hospitais. O problema que solucionarmos internamente, por meio de soluções tecnológicas, será facilmente aplicável nos outros hospitais. Dito isto, o Hospital das Clínicas pode ser visto como uma vitrine na rede Ebserh.”, completa.

Confira os registros do evento no instagram do @Cinufpe!