Projeto piloto é parte da Agenda 5G e articulado com outras instituições de ensino e pesquisa através do INES

O Centro de Informática (CIn) da UFPE tem o prazer de anunciar o lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil, que será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no Brasil, o projeto conta com a coordenação do CIn e a participação do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software).

Tem como objetivo promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de  software para aplicações baseadas em 5G, bem como a concepção de laboratórios para desenvolvimento e testes. Para tanto, o projeto segue o modelo de inovação aberta, com a implantação de laboratórios em parceria com a indústria, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo e serviços, vendedores de equipamentos de telecomunicações, startups e demais atores do setor de desenvolvimento de software.  A iniciativa desenvolverá soluções de software para órgãos governamentais e para verticais, como indústria 4.0, agronegócios, saúde, finanças, segurança, setor automotivo, educação, mineração, óleo e gás. 

Para marcar o lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil, será realizado um evento no dia 4 de abril de 2023, às 9h, no Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE. O evento contará com a presença de autoridades governamentais, representantes do setor de telecomunicações e de outras indústrias, bem como pesquisadores do CIn e do INES. 

O professor Kelvin Dias, coordenador da pesquisa e pesquisador do CIn fala sobre o projeto: “Acredito que a iniciativa do MDIC chega no momento certo. Com o avanço na implantação das redes móveis de quinta geração no Brasil, é fundamental que os atores do ecossistema 5G fomentem o desenvolvimento de aplicações para os diversos setores da sociedade e da economia”.  Kelvin ressalta a importância da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições envolvidas na concepção do 5G Open Labs Brasil, como o CIn-UFPE, o INES e parcerias com a indústria, fornecedores e empresas de telecomunicações. 

“A nossa expectativa é que a partir desse projeto tenhamos mais laboratórios espalhados pelo país e soluções de software que atendam não apenas ao mercado interno, mas que também sejam competitivos internacionalmente”, conclui o professor Kelvin Dias.

Confira a programação do dia 4 em Pernambuco

Local: Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE 

9h – Mesa de Abertura e Aula Aberta – Uma nova industrialização no Brasil: no caminho do desenvolvimento produtivo e tecnológico. 

Uallace Moreira – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC)

Alfredo Macedo Gomes – Reitor da UFPE

Augusto Cezar Alves Sampaio – Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia de Software (INES)

Paulo Borba – Diretor do Centro de Informática (CIn) da UFPE

11h-12h30: Apresentação do projeto 5G Open Labs

Luiz Gondin – Diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios (MDIC)

Kelvin Lopes Dias – Coordenação da Pesquisa e Gerenciamento do Projeto (UFPE)

12h30 – 14h: Visita às instalações do laboratório e ao Centro de Informática

14h30 – 16h: Visita ao Porto Digital

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00