Seminário acontece na terça-feira (18/04), às 10h, no Anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do Youtube

“O fim da programação, de novo!” será o próximo tema do Seminário de Pesquisa do CIn-UFPE. Dessa vez, a Coordenação de Pesquisa convida o Diretor e Professor do Centro, Paulo Borba, para palestrar no seminário que acontece na próxima terça-feira (18/04), às 10h, no Anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do Youtube.

“O fim da programação já foi anunciado várias vezes. Dessa vez, o fim é sugerido pelo surgimento dos LLMs (Large Language Models) e de suas variações para código, disponibilizados através de ferramentas como ChatGPT e GitHub Copilot, que mostram significativa capacidade de gerar código a partir de descrições em linguagem natural”, comenta Paulo Borba. Na palestra, será apresentada a ideia geral dessas ferramentas, com comparações de abordagens anteriores para geração de código, além de discussões de como elas podem ser usadas, e se o fim da programação está, de fato, próximo.

Sobre Paulo Borba: Atual diretor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Computação pela Universidade de Oxford, mestrado e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor titular do CIn-UFPE, onde lidera o Grupo de Produtividade de Software.