Especialistas discutem o futuro dessa tecnologia, suas aplicações e questões éticas

O Centro de Informática (CIn) da UFPE anuncia o lançamento de novo episódio do seu Podcast, organizado pela Coordenação de Extensão e Cultura, desta vez abordando o tema da Computação Quântica. Neste episódio, os convidados discutem as diferenças entre a Computação Clássica e a Quântica, bem como os desafios na construção de computadores quânticos. Eles também exploram as aplicações práticas dessa tecnologia em áreas como criptografia, Inteligência Artificial e simulações físico-químicas, além de discutir perspectivas futuras e colaborações importantes no campo.

Para enriquecer ainda mais o episódio, o professor Adenilton Silva, especialista em algoritmos, computação quântica e aprendizado de máquina, foi convidado para compartilhar sua experiência e perspectivas. Adenilton desenvolveu o primeiro algoritmo de seleção de arquiteturas de redes neurais em computadores quânticos e é um defensor de uma ciência mais inclusiva e acessível. Além disso, Israel Araújo, ex-aluno de doutorado do CIn e ex-orientando de Adenilton, também participou da discussão.

Por fim, os especialistas abordam questões éticas e de segurança relacionadas à Computação Quântica, enfatizando a importância de um uso responsável e benéfico dessa tecnologia. O novo episódio do Podcast do CIn é um recurso valioso para quem deseja se aprofundar nesta área fascinante e em constante evolução. Pode ser ouvido, assim como todos os anteriores, nas principais plataformas de streaming através deste link.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00