Momento acontece às 16h, no Anfiteatro do CIn – Térreo do Bloco A, para apresentar a edição deste ano e tirar dúvidas sobre a competição

A EMPREL (Empresa Municipal de Informática) em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE, realizam nesta quinta-feira (13/04), às 16h, no Anfiteatro do CIn – Térreo do Bloco A, uma palestra para os alunos da UFPE sobre o Concurso Cultural Hacker Cidadão 10.0. A palestra será conduzida por Moisés Leal, da EMPREL, que apresentará a edição deste ano e tirará dúvidas dos alunos durante o momento.

O hackathon organizado pela Emprel, que acontece de 27 a 29 de Abril de 2023, entra na décima edição e consiste numa maratona de programação com foco em soluções inteligentes, criativas e sustentáveis voltadas para desafios que fazem parte do dia a dia da cidade. Este ano, o hackathon municipal passa a integrar a programação do 2º Ciclo de Inovação Aberta, que foi lançado há duas semanas. Assim, o hackathon municipal possibilita um caminho a mais para quem deseja participar do Ciclo de Inovação.

Os participantes do Hacker Cidadão 10.0 concorrerão a R$ 5 mil para o desenvolvimento dos projetos em cinco áreas diferentes propostas pelo Ciclo de Inovação. Os vencedores passam  para a segunda fase da disputa e se habilitam, automaticamente, a concorrer com as empresas e startups inscritas no 2º Ciclo de Inovação Aberta. Nesta fase todos os participantes concorrem a premiação que pode chegar até R$50 mil reais para a elaboração de um MVP (Produto Mínimo Viável) e até R$ 1,6 milhão de reais anual para aceleração do produto, sendo este último com a possibilidade de renovação por mais 4 anos.

Conheça os desafios desta edição:

Mobilidade Urbana – Como podemos melhorar a mobilidade na cidade do Recife, com uso de tecnologias inovadoras, reduzindo os impactos causados pelo trânsito?

Proteção Animal – Como podemos reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando e registrando cada um deles de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais?

Comércio, Turismo e Lazer –  Como podemos tornar o centro do Recife, com o uso de tecnologias inovadoras, um lugar atrativo para habitações, atividades de comércio, turismo, cultura e lazer?

Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva – Como podemos, por meio da tecnologia, criar e incentivar um ecossistema que utilize o resíduo sólido como insumo para uma nova indústria baseada na reutilização criativa (upcycling)?

Meio Ambiente – Como podemos reduzir, com o uso de tecnologias inovadoras, os riscos de ataques de tubarão na orla do Recife?

Sobre o Hacker Cidadão – A décima edição do Hacker Cidadão é destinada à participação de equipes que já existem, mas que ainda não possuem CNPJ; ou pessoas físicas que queiram encontrar outras pessoas para formação de novas equipes. A equipe vencedora de cada desafio receberá uma premiação de R$ 5 mil e estará automaticamente classificada para a segunda fase do Ciclo de Inovação, se juntando a mais duas empresas ou startups que se inscreveram nos desafios pelo formulário disponibilizado no Portal do EITA.

Eita!Recife – Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta ou simplesmente Eita!Recife. A iniciativa, que nasceu ainda no primeiro ano da atual gestão da Prefeitura do Recife, tem como foco principal a inovação como processo criativo na busca por soluções aos diversos desafios que a cidade tem. Além do Ciclo de Inovação Aberta, que chega no seu segundo ano, o Eita! também conta com o Eita!Labs, uma outra instância que permite a experimentação de projetos por parte de contratações públicas específicas.