O Centro de Informática (CIn) da UFPE convida o público para sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina de Criatividade Computacional, em uma edição histórica do curso

O Centro de Informática vem promovendo desde 2020 uma disciplina pioneira no Brasil: a Criatividade Computacional. Neste semestre de 2022.2, o curso vive um momento histórico com a incorporação de novos modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA) lançados recentemente, que vêm revolucionando o campo da IA gerativa.

“A IA gerativa é uma área emergente que utiliza técnicas de inteligência artificial para criar conteúdo em diversas modalidades, como texto, imagem, áudio, música e vídeo”, explica o professor Filipe Calegario, que, em conjunto com o professor Giordano Cabral, ministra a disciplina para as graduações do Centro de Informática. A disciplina de Criatividade Computacional busca explorar o potencial dessas tecnologias, capacitando os alunos a desenvolverem projetos inovadores e experimentais.

Nesta edição histórica do curso, os estudantes tiveram acesso a importantes modelos e ferramentas de IA gerativa lançados enquanto estavam tendo aula. É o caso do ChatGPT, lançado em novembro de 2022, e do GPT-4, lançado em março de 2023. Além dos modelos e ferramentas, o professor Filipe Calegario explica o quão desafiador foi preparar aulas e discussões com novos conteúdos sendo lançados em uma velocidade impressionante: “As aulas precisaram ser adaptadas, pois alguns conteúdos já pareciam obsoletos”.

Com isso, os 13 projetos desenvolvidos abrangem diversas combinações de técnicas e modalidades, resultando em experimentos pioneiros na área.

Para celebrar esse marco, o CIn realizará sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina, permitindo que o público em geral tenha contato com as inovações desenvolvidas pelos alunos. As apresentações ocorrerão nos dias 17 e 19 de abril, no anfiteatro do CIn, em dois horários: no dia 17, das 15h às 17h, e no dia 19, das 13h às 15h.

O evento é uma oportunidade única para conhecer os avanços e aplicações da IA gerativa, além de prestigiar o trabalho dos estudantes que estão na vanguarda dessa tecnologia. A iniciativa coloca o CIn da UFPE como protagonista no cenário nacional e internacional de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial gerativa.

Trata-se de uma grande chance de testemunhar uma revolução tecnológica. Venha participar das sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina de Criatividade Computacional e ficar por dentro das últimas tendências em IA gerativa.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail:fcac@cin.ufpe.br.