Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  2.077

Aluno: Maria Gimena Chaves Fitzgerald
Orientadora: Profa. Veronica Teichrieb
Coorientador: Prof. João Marcelo Xavier Natário Teixeira (UFPE/DES)
Título: 3D Reconstruction of Caves: An analysis of existing low-cost
reconstruction alternatives and their application process
Data: 26/04/2023
Hora/Local: 17h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Adiel Teixeira de Almeida Filho  (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Enrico Bernard  (UFPE / Departamento de Zoologia)
Profa. Veronica Teichrieb   (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Cavernas são ambientes complexos sob o ponto de vista espacial, e representá-las graficamente não é uma tarefa trivial. Não obstante, modelos 3D são frequentemente necessários para a pesquisa, registro e representação destes ambientes. Recentemente, com o uso de sistemas de escaneamento a laser, tem se tornado possível obter representações 3D fidedignas de cavernas. Porém, os elevados custos e a difícil aquisição dos equipamentos usados para este fim limitam as possibilidades de sua utilização no Brasil. Considerando o potencial espeleológico do país, conseguir realizar mapeamentos 3D acessíveis e de baixo custo das cavidades naturais subterrâneas permitiria ampliar as documentações das cavernas do território brasileiro, adicionando possibilidades como cálculos precisos de volume e área. Os produtos tridimensionais também serviriam para múltiplas finalidades como licenciamento ambiental e ecoturismo, entre outras. Esta dissertação apresenta uma análise de três alternativas existentes de reconstrução de baixo custo e seu processo de aplicação completo para captura de dados, processamento, visualização e estimações de área e volume.

Palavras-chave: modelagem 3D; cavernas; LiDAR; fotogrametria; reconstrução de baixo custo; pipeline de reconstrução 3D.