Seminário acontece no dia 03/05, às 15h30, no Anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do Youtube

No dia 03/05, às 15h30, o Professor do CIn-UFPE, Stefan Blawid, apresentará o seminário de pesquisa com o tema “Benchmarking of Emergent Technologies for Near- and In-Sensor Computing”. O momento acontecerá no Anfiteatro do CIn e será transmitido no canal do Youtube do Centro. A palestra será proferida em inglês.

Durante a palestra, o Prof. Stefan apresentará uma visão geral dos desenvolvimentos recentes que permitem a inteligência artificial na borda da Internet das Coisas. Os nós sensores que processam os dados adquiridos antes da transmissão reduzem o consumo de energia e a largura de banda de comunicação. Assim, a integração de sistemas sensoriais e de processamento para permitir a computação no sensor ou próximo a ele é altamente desejável. 

Plataformas de hardware futuras podem permitir, por exemplo, que padrões de pico sem ruído produzidos no sensor (front-end) sejam classificados por redes neurais artificiais próximas ao sensor (camada intermediária) antes de serem transmitidos para serviços em nuvem (back-end). O Prof. Stefan descreverá como co-projetar dispositivos eletrônicos e níveis mais elevados de arquitetura de computação. Além disso, as tecnologias emergentes precisam ser comparadas por meio de simulações de computador. Por fim, ele abordará as possibilidades de sensores para uma “Smart Earth” e de tecnologias quânticas. 

Sobre Stefan Blawid: Stefan Blawid nasceu em Berlim, Alemanha. Recebeu seu diploma com honras em Física pela Freie Universität Berlin em 1993 e seu doutorado com honras em Física Teórica pelo Instituto Max-Planck-Institut para a Física de Sistemas Complexos, Dresden, em 1997. Stefan Blawid tem extensa experiência de trabalho tanto na academia (foi docente na TU Braunschweig de 2001 a 2004, professor interino na TU Dresden de 2009 a 2010 e professor adjunto na UnB de 2011 a 2019) quanto na indústria de semicondutores (foi especialista sênior em TCAD na empresa de memória Qimonda de 2004 a 2009). Ele também atuou como consultor para parceiros industriais nas áreas de TCAD, DFM e modelagem. Desde 2019, Stefan Blawid é professor de Engenharia da Computação no Centro de Informática da UFPE. Suas atividades científicas concentram-se atualmente em Eletrônica Computacional, Sensores Inteligentes e Informação Quântica.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00