O congresso foi realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, MG

Projeto dos alunos Michael Cruz e Fernando Neto, orientados pelo Professor Luciano Barbosa, recebeu o prêmio de melhor artigo de demonstração no 38° Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) 2023. O congresso oficial da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)  discute temáticas da ciência e tecnologia na área de banco de dados e é a maior conferência da América Latina sobre ciência de dados e big data. A 38°edição foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, MG.

O artigo premiado “MobApp: A Data Visualization Tool for Trajectory Analysis” apresenta uma ferramenta de visualização de dados para análise de trajetória espaço-temporal, o MobApp, voltado para ajudar profissionais e cientistas. Para isso, realiza uma análise exploratória, permitindo que os usuários visualizem trajetórias selecionadas em um mapa e examinem estatísticas de seus pontos. A solução também possibilita a visualização de trajetórias espaciais anômalas e das regiões onde ocorrem anomalias, além de avaliar modelos de detecção dessas irregularidades nas trajetórias para comparação do seu desempenho.

De acordo com o Professor do CIn-UFPE, Luciano Barbosa, “Um prêmio em uma das principais conferências na área de Ciência de Dados no Brasil significa uma validação da qualidade do trabalho realizado pelos alunos do CIn”. O artigo foi apresentado na sessão de Demos do SBBD 2023, um fórum de discussão com a apresentação de soluções inovadoras.