Teresa Ludermir foi escolhida como membro titular da ABC, o resultado da eleição foi divulgado em 4 de dezembro

A professora Teresa Ludermir do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O resultado da eleição foi divulgado pela diretoria da ABC após a Assembleia Geral Ordinária realizada em 4 de dezembro de 2023. Com a conquista, a professora se torna a primeira mulher da área de Computação do Nordeste a fazer parte da ABC. De acordo com a Academia, em 2023, as mulheres representam 60% das pessoas eleitas, um progresso na busca por equidade de gênero. Junto ao professor Francisco Carvalho, ela é a segunda docente do CIn-UFPE a integrar a ABC como membro titular nas Ciências da Engenharia.

A ABC foi criada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1916. Desde então tem como objetivo dar estímulos para continuidade dos trabalhos científicos dos seus membros e difundir o conceito de ciência como algo essencial para o progresso tecnológico brasileiro. A categoria de membros titulares, a qual Teresa Ludermir agora faz parte, reconhece por mérito a consagração científica de pesquisadores. As eleições para novos membros são realizadas em Assembleias Gerais, com os nomes votados sendo propostos pelos já eleitos membros titulares. Os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2024 e a diplomação da professora do CIn-UFPE  ocorrerá em maio de 2024 durante a Reunião Magna da ABC.

Além de membro da ABC, Teresa Ludermir possui o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República do Brasil em 2010. Membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a pesquisadora já recebeu Prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial. Teresa também é membro titular da Academia Pernambucana de Ciências, possuindo pesquisas de destaque na área de Inteligência Artificial.