A formatura contará com uma programação especial nos dias 14 e 15 deste mês

Entre os dias 14 e 15 deste mês, os 18 concluintes do Programa Residência em Programação de Software Emprel-UFPE, uma parceira do Centro de Informática da UFPE  (CIn-UFPE), com a Emprel (Empresa Municipal de Informática), que conta com o apoio da Fade-UFPE, estarão em Recife para realizar visitas técnicas e participar da cerimônia de conclusão. A programação dispõe de uma visita à cidade, incluindo um tour pelo Centro de Informática e pela Empresa Municipal de Informática. Na cerimônia de formatura, que acontecerá no dia 15, o professor e vice-diretor do CIn, Sérgio Soares, estará presente para representar o Centro. Esta será a segunda turma formada pelo Programa, a primeira tendo ocorrido em março deste ano.

O objetivo do Programa é formar desenvolvedores de software que desejem se engajar no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação, dentro do modelo pioneiro de residência desenvolvido pelo CIn-UFPE, inspirado nos programas da área de saúde. O Programa segue o modelo Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW.

Sobre o Programa Residência em Programação de Software Emprel-UFPE. A Residência em Programação de Software possui nível de Pós-Graduação lato sensu e teve duração de 18 meses, contabilizando um total de 360 horas de carga horária teórica. O modelo do curso, inspirado no Programa de Residência Médica, no qual alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) em um hospital. Dessa forma, na caso do Programa Residência em Programação de Software Emprel-UFPE, todos os alunos tiveram a formação teórica, de forma remota, com os professores renomados do CIn-UFPE e desempenharam as atividades práticas, também de forma remota, em um ambiente real de desenvolvimento de software da Emprel.