A eleição ressalta a relevância do CIn-UFPE como centro brasileiro de excelência em Inteligência Artificial

O professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi eleito acadêmico da International Artificial Intelligence Industry Alliance (AIIA) no dia 10 de janeiro de 2024. A organização sem fins lucrativos é referência mundial em Inteligência Artificial (IA) para a indústria e foi criada em 2023 na região de Hong Kong, China. Com a conquista, o professor integra o grupo de acadêmicos de prestígio global ativamente engajados no campo de IA.

Atualmente, a AIIA é formada por cerca de 180 acadêmicos e mais de 3 mil cientistas, 45 organizações internacionais em mais de 20 países, 48 empresas de liderança mundial em IA e 66 instituições financeiras. A Aliança tem como objetivo promover o desenvolvimento da indústria mundial de IA com inovação e aplicação em diversos ramos. Trazendo, assim, contribuições para o progresso social.

O professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho do CIn-UFPE está na faixa de 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens ao longo de toda a sua carreira, segundo dados da Plos Biology/Elsevier. De acordo com o docente, a eleição para AIIA proporciona ao CIn e a UFPE a importante visibilidade internacional como centro brasileiro de excelência nas diversas áreas da Inteligência Artificial.

Junto ao professor do CIn-UFPE, acadêmicos de renome internacional fazem parte da AIIA, como: C.L. Philip Chen da South China University of Technology, China; Carlos Artemio Coello Coello do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (Cinvestav), México; Derong Liu da University of Illinois, Estados Unidos; Sankar Kumar Pal, Presidente Nacional de Ciências do Governo da Índia; e Thomas Lukasiewicz da University of Oxford, Reino Unido.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2023, Francisco de Carvalho tem também a companhia na AIIA dos acadêmicos da ABC: Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Jorge Almeida Guimarães da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Dutra Fragoso Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e Paulo S. R. Diniz da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carreira de destaque em pioneirismo

Desde 1999, Francisco de Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE, se tornando professor titular da UFPE em 2011. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020, atualmente é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em 2021, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Suas contribuições científicas são realizadas em Aprendizagem de Máquina, com ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos. É o pioneiro nacional nesta área.

Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.