O título de best paper na CHI 2024 ressalta a originalidade e relevância científica da pesquisa

Luiz Augusto Morais, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi premiado com o título de melhor artigo científico (best paper) da ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2024). A principal conferência internacional de Interação Humano-Computador ocorrerá entre os dias 11 e 16 de maio de 2024 na cidade de Honolulu, Havaí, Estados Unidos. O trabalho “From Exploration to End of Life: Unpacking Sustainability in Physicalization Practices” faz parte da pesquisa de pós-doutorado de Luiz Augusto Morais desenvolvida no Laboratório de Computação Espacial do CIn-UFPE, o Voxar Labs. É possível acessar o artigo clicando neste link.

Segundo o professor, a conquista traz a validação da comunidade, provando que o trabalho possui originalidade, robustez e relevância científica. Neste ano, apenas oito autores brasileiros tiveram trabalhos aceitos no evento. A seleção dos artigos premiados também é concorrida, Luiz ressalta que entre os 1060 artigos aceitos mundialmente em 2024, apenas 40 foram selecionados para ganhar o prêmio. O projeto que resultou no artigo premiado foi liderado pelo professor e majoritariamente executado no CIn-UFPE. O docente acredita que “o prêmio contribui para alavancar o CIn como referência internacional em Computação Sustentável”.

Junto a ele, são co-autoras do artigo: Giorgia Panagiotidou, professora na King’s College London (Reino Unido); Sarah Hayes, professora na Munster Technological University (Reino Unido); Tatiana Losev, doutoranda na Simon Fraser University (Canadá); Rebecca Noonan, mestre pela Munster Technological University (Reino Unido); e Uta Hinrichs, professora na University of Edinburgh (Reino Unido).

No trabalho científico, é investigado como pesquisadores e designers de visualizações físicas, também chamadas de fisicalizações, estão lidando com o ciclo de vida dos artefatos que eles produzem, como, por exemplo, as representações de dados tangíveis feitas com impressoras 3D. Temática precursora na área de sustentabilidade em visualizações físicas, que traz contribuições para a linha de pesquisa em Sustainable Data Physicalization.