Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.157

Aluna: Patrícia Morales Anastácio
Orientador: Prof. Hermano Perrelli de Moura
Título: Proposta de Melhoria em um Portal Governamental: Uma Abordagem
baseada na Usabilidade e Experiência do Usuário
Data: 09/09/2024
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR / Pós-Graduação em Informática Aplicada)
Prof. Hermano Perrelli de Moura (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é desenvolver e avaliar uma proposta de melhoria para o portal Transferegov.br, com os princípios de Design Centrado no Usuário, visando melhorar a experiência do usuário e a usabilidade. Os objetivos específicos incluem: (1) Compreender as funcionalidades atuais do portal Transferegov.br, identificando suas limitações e oportunidades de melhoria; (2) Propor melhorias no portal, fundamentadas nas limitações e oportunidades identificadas, além da literatura científica; (3) Desenvolver um protótipo que demonstre essas melhorias; (4) Avaliar a solução proposta através da interação dos usuários com o protótipo, utilizando indicadores de usabilidade e experiência do usuário. A pesquisa adota a metodologia de Design Science Research (DSR), incorporando revisão bibliográfica,
entrevistas, prototipação e avaliação por meio de grupos focais e questionários. A Proposta de melhoria do portal Transferegov.br foi validada por meio de dois grupos focais e a aplicação de questionários System Usability Scale (SUS) e User Experience Questionnaire (UEQ). O primeiro grupo focal, composto por 6 representantes de dois órgãos governamentais, avaliou a viabilidade considerando limitadores orçamentários e de recursos humanos. O segundo grupo focal, com 5 analistas da Caixa Econômica Federal, focou na usabilidade e experiência do usuário. Os analistas atribuíram ao protótipo uma pontuação média de 79 no SUS, indicando níveis de usabilidades ”Aceitável” e “Bom”, em comparação com a pontuação 36,5 do Transferegov.br atual, que indicava níveis “Não aceitável” e “Pobre”. O UEQ classificou a experiência do usuário da proposta entre os 10% dos melhores produtos avaliados, enquanto o Transferegov.br foi avaliado entre os 25% piores. Além disso, foram fornecidas sugestões para o refinamento da proposta. Conclui-se que as melhorias propostas têm um impacto positivo na usabilidade e experiência do usuário. A metodologia aplicada pode ser adaptada para outros sistemas governamentais, ampliando o impacto positivo para diferentes sistemas e grupos de usuários.

Palavras-chave: Transferegov.br; Sistemas Governamentais; Design Centrado no Usuário; Usabilidade; Experiência do Usuário

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