Parceria visa ampliar pesquisa e intercâmbio entre as instituições

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, através do grupo de pesquisa MoDCS, liderado pelo professor Paulo Maciel, firmou um acordo de colaboração com o Konkuk Aerospace Design Airworthiness Institute (KADA), da Konkuk University, na Coréia do Sul. O objetivo da parceria é ampliar a relação de pesquisa e intercâmbio educacional entre as instituições. Nesse sentido, serão desenvolvidas atividades e publicações de pesquisa cooperativas conjuntas, assessoria em projetos de pesquisa e desenvolvimento sob medida, cooperação para promoção do desenvolvimento de habilidades dos estudantes de Engenharia e estabelecimento da rede de cooperação entre as instituições parceiras.

O CIn-UFPE contribuirá através do desenvolvimento de pesquisa em confiabilidade, disponibilidade e desempenho de sistemas nuvem computacional, sistemas IoT e sistemas de comunicação, por meio de seus pesquisadores-docentes, alunos de pós-graduação e pós-docs e da infraestrutura computacional. Pesquisadores do KADA já utilizam a ferramenta Mercury, um ambiente de modelagem e avaliação de desempenho e confiabilidade de sistemas que suporta múltiplos tipos de formalismos, que foi desenvolvida pelo MoDCS. Como resultado, espera-se o fortalecimento da cooperação científica, intercâmbio entre pesquisadores e alunos e evolução qualitativa da pesquisa desenvolvida pelas instituições.

Fundado em 2013, o KADA é liderado pelo professor Jae-Woo Lee e conta com uma equipe de mais de 60 integrantes, entre docentes e pesquisadores. O campo de pesquisa do instituto sul-coreano engloba as áreas de Design, Análise Multidisciplinar, Fusão de Dados, Simulação de Voo, Inteligência Artificial e Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A rede de colaboração do KADA conta com parcerias em todo o mundo, nas áreas da indústria, educação e pesquisa.