Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.037
Aluno: Eduardo Henrique Alves Maia Mattos Oliveira
Orientador: Prof. Kelvin Lopes Dias
Título: Autenticação no Ambiente IoV baseada em Blockchain com suporte a
Computação de Borda (ABE-IoV)
Data: 12/08/2022
Hora/Local: 8h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Nelson Souto Rosa (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Tássio Costa de Carvalho (UFPA / Faculdade de Computação)
Prof. Kelvin Lopes Dias (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
Com o advento dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS – Intelligent
Transportation Systems), os dados de vários sensores incorporados em
veículos ou infraestrutura de cidades inteligentes são de extrema
importância. O ambiente da Internet Veicular (IoV) demanda soluções
eficazes de autenticação e validação das informações e dados
compartilhados, considerando os requisitos de latência e vazão das
aplicações veiculares. Diante deste cenário o suporte de segurança é de
suma importância para o sucesso e a ampla adoção de carros conectados e
autônomos. Este ecossistema exigirá poder de processamento e mecanismos de
confiança eficientes para os diversos modos de comunicações entre os
veículos e demais dispositivos no ambiente (V2I, V2V e V2X). Os estudos
atuais de avaliação de desempenho com base na adoção das redes móveis de
nova geração 5G e da computação de borda com o processamento mais próximo
dos veículos são incipientes quanto à análise comparativa entre sistemas de
autenticação centralizados tradicionais e blockchain como serviço de
autenticação. Para realizar esta análise foram elaborados diferentes
cenários com variação do número de estações radio-base, road-side units,
veículos, mineradores e tamanho do bloco. Além disso, este trabalho de
pesquisa implementou duas soluções de Autenticação no Ambiente IoV, uma
baseada em Blockchain com suporte a Computação de Borda (ABE-IoV) e outra
baseada em Trust Authority centralizada. Essas soluções foram desenvolvidas
como aplicações no simulador de rede NS-3. Simulando os diferentes cenários
foi possível identificar as principais características, vantagens e
limitações do uso de blockchain como serviço de autenticação de veículos.
Observou-se que ao aumentar a quantidade total de veículos mantendo o
número de mineradores, as métricas de Quality of Service (QoS) para
blockchain se mantiveram estáveis com poucas alterações. No entanto, ao
aumentar a quantidade de mineradores mantendo a quantidade de veículos o
QoS caiu drasticamente
Palavras-chave: Internet de Veículos (IoV), Autenticação, Autoridade de
Confiança, Cadeiade Blocos, Borda e 5G.
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