A entrega será no Anfiteatro do Centro, dia 03/11, às 17h

Na próxima quinta-feira (03/11), será a cerimônia de entrega da ferramenta de mineração de processos desenvolvida como resultado da disciplina de Seminários em Gestão de Dados e Informação, dos cursos de Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação do CIn-UFPE para o SERPRO.

Coordenado pelo professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Ricardo Massa e por Katiana Alpes, doutoranda do Centro, o projeto terá uma aplicação real no auxílio da análise e melhoria dos processos de desenvolvimento de software do SERPRO, uma referência no aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias utilizadas por órgãos do setor público brasileiro.

Segundo o Prof. Ricardo Massa, “Trata-se de uma ferramenta de mineração de processos desenvolvida sob medida para ajudar gestores e equipes que fazem uso de metodologias ágeis a analisar e melhorar o processo de trabalho, permitindo a identificação de gargalos, sobrecarga e ineficiências.”

“A partir da análise dos fluxos de trabalho reais das equipes, é possível apoiar gerentes e tomadores de decisão na avaliação e definição da melhor estratégia de condução de seus projetos de software, contribuindo para a melhoria dos resultados organizacionais. Por fim, poderá ajudar a avançar a pesquisa na área de mineração de processos, possibilitando a validação da aplicabilidade de seus princípios e conceitos na área de desenvolvimento de software.”, é o que afirma a doutoranda do CIn, Katiane Alpes.

O aluno André Luiz Pereira, reconhece que “Não foi uma vivência fácil, atuar como líder técnico de uma equipe tão grande.” Mas afirma: “Apesar das dificuldades, conseguimos chegar lá e entregar um produto que tem muito valor e todos envolvidos podem dizer que têm muito orgulho de ter participado dessa experiência.”.

O encontro terá início às 17h, no Anfiteatro do CIn e contará com a presença do Dr. Vanderson Botelho, responsável pela análise, monitoramento e melhoria do processo de desenvolvimento de software do SERPRO no Brasil.

Os alunos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta foram: Andre Luiz Pereira Da Silva, Andrey Romeiro Moutelik De Aguiar, Daniel De Azevedo Pacheco, Francisco Marcos Lira Do Nascimento, Gabriel Toscano de Brito Oliveira, Gabriel Vinícius Melo Gonçalves Da Silva, Magnon Paulino Ramos De Souza, Paulo Diogenes Silva Salgado Filho, Pedro Didier Maranhão, Pedro Henrique F. Cardoso Dos Santos, Pedro Henrique Lopes Da Silva, Pedro Henrique Vieira De Moura, Pedro Tenorio Lemos.