A pesquisa tem parceria com a VOLTZ Motors e é coordenada pelo professor Paulo Maciel
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou a iniciativa coordenada pelo professor do Centro de Informática, Paulo Maciel. Intitulado “Avanços Integrados em Mobilidade Inteligente, Segurança Veicular e Eficiência Energética” (AIMOBVE), o projeto terá a participação dos docentes do CIn-UFPE Aluízio Araújo, Edna Barros, Eduardo Tavares, Jamilson Dantas, Nelson Rosa e Ricardo Massa. A proposta contará com a participação e o apoio de instituições como UFC, UFJF, IFPE, UFAPE e do PARQTEL (SECTI-PE), em parceria com a VOLTZ Motors do Brasil. Os resultados do Ciclo 5 do Programa Finep 2030 foram divulgados no dia 26 de dezembro, contemplando dez instituições.
O programa tem o objetivo de formar redes voltadas à atuação nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças. O AIMOBVE busca a criação de uma cadeia de instituições que possam conglomerar conhecimentos em áreas como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, consumo energético, desempenho, e sistemas digitais. O coração da iniciativa é fomentar inovações que aumentem a segurança, otimizem a eficiência, melhorem a qualidade dos veículos terrestres e suas respectivas autopeças.
Os principais focos do projeto, são o desenvolvimento de sistemas inteligentes para auxiliar a condução dos veículos e prevenir acidentes; a implementação de estratégias que promovam redução do consumo energético dos veículos e a redução das emissões de poluentes; a criação e a implementação de novas tecnologias e materiais para autopeças; e a integração de sistemas digitais nos veículos. Se por um lado, as tecnologias de IoT serão o alicerce para coleta de dados, a computação em nuvem oferecerá a capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira eficaz e segura. A conclusão da proposta prevê uma série de soluções para a indústria automotiva, com ênfase na mobilidade elétrica. A meta é impulsionar um setor automotivo mais seguro e eficiente.
Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.
O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.
Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.
O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.
Comentários desativados