Infelizmente não são só as festividades que marcam o período de fim de ano e início de um novo aqui no Brasil. Por estar em meio a estação mais chuvosa, essa época é também a mais suscetível a desastres relacionados às águas, como enchentes e deslizamentos de terra. Apesar de serem desastres naturais, há alternativas que tentam minimizar esses fatalidades. É o caso de dois projetos de estudantes do CIn-UFPE, desenvolvidos para a Competição Intel de Sistemas Embarcados, que apresentam métodos interessantes de monitoramento para evitar acidentes.

O River Sense é um sistema que visa fazer a previsão de enchentes em locais próximos de um rio através da leitura do fluxo e nível do rio e da quantidade de chuva em um período programável pelo usuário ou de acordo com a chuva. Os dados são visualizados em um site, onde se pode ver o histórico dos dados e a previsão atual. O projeto participou da fase final da Competição Intel de Sistemas Embarcados 2016, realizada em novembro, em João Pessoa. O River Sense foi desenvolvido pelos estudantes do Centro Douglas Santos da Silva Vasconcelos, Gilberto Andrade de SousaJúnior e Lucas Eliseu de Amorim.

Já o SlipAlert é um sistema que tem a finalidade de monitorar as áreas de encostas que estão sujeitas a deslizamentos de terra. Para isso, foi desenvolvido um módulo sensorial que coleta os dados da encosta e os envia por radiofrequência (RF) para uma placa Intel Galileo Gen 2. A Galileo funciona como um host central que recebe os dados e os processa, além de calcular a probabilidade de haver um deslizamento no local onde se encontram os sensores. A Galileo envia os dados para um servidor através de uma Shield GSM, considerando uma certa periodicidade. Tais dados podem ser coletados por qualquer PC conectado à internet. O projeto foi desenvolvido pela equipe Daniel Alexandre Rêgo Adauto, Gabriel Augusto Fabrício Bezerra e Tasso Luis Oliveira de Moraes

Projetos serão apresentados na II CIn Innovation Expo

O River Sense e o SlipAlert são um dos 14 projetos da Competição Intel de Sistemas Embarcados que serão apresentados na II CIn Innovation Expo. Além dos projetos da Competição, os trabalhos da disciplina de Projetão (Projeto Co-Desenvolvimento Hardware-Software) também serão exibidos na mostra. A II CIn Innovation Expo será realizada no dia 2 de dezembro, das 9h às 17h, no quarto andar do Bloco E do Centro de Informática da UFPE.