O Centro de Informática (CIn) da UFPE está marcando presença em mais um evento de grande porte. Desta vez, o Idea To Product™(I2P) Competition Latin America 2012 contará com a participação da equipe Reeforge, criada durante a disciplina Projetão no ano de 2011. Os alunos Márcio Gadelha, Pâmela Thays, Rodolfo Ferraz e Walber Nunes representarão o CIn durante o acontecimento do evento entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, em São Paulo.
Neste evento, as equipes selecionadas devem apresentar um produto ou uma tecnologia inovadora e única que atenda às necessidades do público alvo definido. A Reeforge apresentará o Pluviara, um sistema que pretende monitorar a cidade utilizando sensores instalados nas ruas que apresentam maiores riscos de alagamentos na época de chuvas e é inspirado nos alertas contra terremotos no Chile.
Durante a primeira etapa da competição, cada equipe apresentará seu projeto, será julgada por uma comissão e passará por uma sessão de perguntas, sendo esta uma fase de receber feedback e aperfeiçoar a apresentação para o segundo dia. A segunda etapa será a escolha dos melhores projetos, que passarão para a terceira e última etapa, na qual o vencedor Latino-americano será conhecido e seguirá para a fase Global da competição.
O CIn/UFPE vem classificando equipes para a etapa latino-americana desde 2009 e isto reafirma a posição do CIn como referência no cenário nacional de inovação em tecnologia da informação. O aluno Rodolfo Ferraz acredita que somente a produção de mão-de-obra qualificada em TI não é suficiente para elevar a participação do estado de Pernambuco no cenário econômico atual. “É preciso também que haja um grupo de pessoas interessadas em empreender e trazer suas ideias mirabolantes para o mercado.
Assim, não seremos meros exportadores de mão-de-obra e sim exportadores de produtos e serviços, o que contribui para a economia local e nacional”, comenta.
Ainda segundo o aluno, “mesmo não tendo conquistado o título latino-americano, a participação do CIn em anos anteriores contribui para a formação de um ciclo de colaboração entre equipes novatas e veteranas.”