Dois artigos de professores e alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE participaram do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2009). Eles concorreram na categoria DEMOS, na qual são apresentados projetos que já estão em uso. O SemRef, ficou em segundo lugar entre os dez artigos aprovados. Ele é uma ferramenta para reformulações de consultas entre dois pontos de uma rede Peer-to-Peer (P2P). O seu diferencial é que além de observar a equivalência de termos, ele considerada também outras correspondências semânticas entre os termos da consulta. Os autores do projeto são a ex-aluna do CIn Damires Souza, o mestrando do centro Thiago Arruda, e as professoras Ana Carolina Salgado e Patricia Tedesco.

O segundo nessa mesma categoria é o SemMatcher, um matcher de ontologias que apresentam esquemas de dados. Ele considera além de características lingüísticas e estruturais – presente em outros matcher – características semânticas utilizando uma estrutura genérica do domínio da aplicação. Os autores desse projeto conta, também, com a presença da professora Ana Carolina Salgado e da ex-aluna Damires Souza, além do mestrando do CIn Thiago Pachêco e do doutorando Carlos Eduardo Pires.

Para a professora Ana Carolina Salgado, “ter uma trabalho reconhecido em um simpósio como esse é muito importante, tanto para os autores, quanto para a universidade que os apóia”.

SBBD 2009 – O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados é promovido anualmente pelas Comissões Especiais de Banco de Dados e de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços nessa área. A edição de 2009 aconteceu em Fortaleza, entre os dias 05 e 09 de outubro.