O artigo "An open-source framework for air guitar games" ganhou o prêmio de best paper na categoria de artigos de computação do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2009). O projeto é de autoria de Lucas Silva Figueiredo, concluinte do curso de Ciência da Computação do CIn, com co-autoria de Aline Silveira, graduanda em Design na UFPE, João Marcelo Teixeira, doutorando do CIn, além das professoras do centro Verônica Teichrieb e Judith Kelner. Esta edição do SBGames aconteceu entre os dias 08 e 10 de outubro no Campus da Pontifícia Universidade Católica do  Rio de Janeiro.

O artigo trata do desenvolvimento de jogos musicais altamente interativos conhecidos como air guitar games, através de um framework proposto e desenvolvido pelos autores do trabalho. Através do framework, é possível tocar uma guitarra virtual apenas vestindo luvas coloridas.

SBGames- O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital é o principal evento científico nas áreas de jogos e entretenimento no Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nele, reúnem-se as comunidades acadêmica, científica e profissional desta área, promovendo a articulação entre academia e empresas do setor.

Outras informações sobre o evento no link: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/sbgames/09/