O Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza, de 21 a 25 de março, a 10ª International Conference on Aspect-Oriented Software Development (AOSD). O evento, que pela primeira vez sai do eixo Europa-EUA, ocorre em Porto de Galinhas e oferece várias linhas para submissão de trabalhos, incluindo as trilhas de Pesquisa e Indústria, que reunirão pesquisadores e profissionais atuantes em diferentes domínios, tais como: Engenharia de Software, Linguagem de Programação e Sistemas Distribuídos. Atualmente, a AOSD é vista como a principal conferência sobre a modularidade de software, com ênfase em estruturas modulares que são transversais as abstrações tradicionais de sistemas.
Para o professor do CIn-UFPE, Sérgio Soares, um dos responsáveis pela organização da conferência, este é sem dúvida um evento de referência para todos os pesquisadores de Engenharia de Software (Ciência da Computação e áreas afins), no Brasil e no mundo. “A AOSD é composta por uma série de palestras, tutoriais e eventos que abordam temas relevantes para pesquisadores, profissionais e alunos de Mestrado e Doutorado. Desta forma, apoiar a AOSD é um excelente investimento para sua organização. Além disso, trata-se de uma excelente oportunidade para obter e aprimorar habilidades acadêmicas”, salienta o professor.
A conferência atrai trabalhos que abordam desde fundamentos teóricos até as avaliações práticas dos conceitos e mecanismos para desenvolvimento de software. Classificada entre as 15 conferências mais importantes nas áreas de Engenharia de Software e Linguagens de programação, a AOSD tem uma média de 17,6 citações por artigo, maior do que conferências tradicionais, como ICSE e SIGSOFT FSE.
Tradicionalmente a AOSD tem eventos específicos dedicados para alunos da Pós-Graduação. Esta 10ª edição contará com um fórum dedicado aos estudantes, denominado Rally Student. Através dele os participantes irão obter um feedback extensivo do seus trabalhos e beneficiar-se do evento de pesquisa.
As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.aosd.net/2011, e contam com desconto até o dia 21/02.