Na última semana aconteceu em Chicago, Estados Unidos, o 2011 IEEE International Symposium on Sustainable Systems and Technology. O evento, que reúne profissionais e estudantes para discutir questões relacionadas com a sustentabilidade dos sistemas de engenharia, conta com uma competição de artigos de estudantes. E o Centro de Informática (CIn) da UFPE se fez presente e conquistou o primeiro lugar nesta categoria com o artigo “Estimating Sustainability Impact, Total Cost of Ownership and Dependability Metrics on Data Center Infrastructures”.
O aluno da pós-graduação, Gustavo Callou, apresentou o trabalho que foi desenvolvido por membros do grupo de pesquisa do professor do CIn, Paulo Maciel, e por dois professores dos departamentos de Engenharia Elétrica e Mecânica da UFPE. O artigo é um avanço dos resultados de um projeto desenvolvido para HP e trata sobre a proposição de uma metodologia e modelos para avaliação métricas de confiabilidade, disponibilidade e sustentabilidade de data centers sustentáveis.

“Na pesquisa, nós propusemos uma estratégia de modelagem hierárquica e avaliação que visa à composição de  modelos que representem o sistema de refrigeração, de provimento de energia e de TI (Servidores, rede e armazenamento) para avaliação de métricas de disponibilidade, confiabilidade e custos relacionados à prestação de níveis de serviço de data-centers.”, disse Maciel.