No próxima terça-feira, 16 de abril, será realizada a palestra “Genômica do século XXI: uma oportunidade para a Inteligência Artificial” no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE às 15h. Bartolomeu Acioli-Santos, doutor em Biologia Molecular e Chefe do Departamento de Virologia da Fiocruz Pernambuco, ministrará a palestra. O evento é voltado para alunos e docentes do CIn que tenham interesse em Inteligência Artificial (IA) e genética. Não é necessário realizar inscrição para participar.

Confira o resumo da palestra:

Há evidência de que fatores genéticos possam estar envolvidos na susceptibilidade/ resistência à doenças infecciosas e na influência da resposta imunológica em seres humanos. Esses fatores são traços complexos modulados por fatores ambientais tais como infecção prévia, nutrição não obedecendo, necessariamente, aos padrões de herança mendeliana simples. A expressão diferencial de alguns destes genes marcadores é possivelmente devido a presença de polimorfismos genéticos. Estes podem interferir nos níveis de transcrição do mRNA ou tradução e eficiência das proteínas, com consequente influência sobre as vias metabólicas da defesa inata. Polimorfismos do hospedeiro humano presentes nos genes envolvidos na resposta imune têm sido correlacionados, isoladamente, com a susceptibilidade a doenças geneticamente influenciadas. Mas a compreensão de como estes fatores atuam em conjunto tem sido um desafio científico e um mote para utilização de técnicas de “Machine Learning” na interpretação da arquitetura genética que rege as doenças complexas, geneticamente influenciadas, que é o tema da presente exposição .

Sobre o palestrante

Palestrante: Bartolomeu Acioli-Santos é Bach. Ciências Biológicas (UFPE) e Doutor em Biologia Molecular (Universidade de Lisboa). É Pesquisador em Saúde Pública com foco genética humana. Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular, Imunogenética e Genômica Funcional, com foco no desenvolvimento (predisposição) de doenças virais humanas. Atualmente tem desenvolvido o campo da genética teórica aplicando técnicas de I.A sobre dados genômicos como ferramenta de prognóstico clínico. É Chefe do Depto. Virologia (IAM, Fiocruz-PE) desde Abril 2018.