O RobôCIn, grupo de estudos e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, realizará a abertura do projeto Academia RobôCIn no dia 20 de agosto, às 16h, no Anfiteatro do CIn-UFPE. O projeto traz um mês de meetups dividido em quatro encontros com diferentes temas que tratam das competências e potencialidades da robótica para a sociedade. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público.

Na abertura, a professora e orientadora do RobôCIn, Edna Barros, apresentará junto à Lucas Cavalcanti, gerente da equipe, o trabalho desenvolvido pelo grupo que foi destaque na maior competição de robôs autônomos do mundo, a RoboCup. O mundial, que ocorreu na Austrália em julho de 2019, trouxe para o RobôCIn o feito de melhor equipe brasileira na categoria 2D Simulation e a segunda melhor equipe nacional na série B da categoria Small Size League. Além do Most Improved Award, honraria dada aos times que se destacam por seu desempenho na competição e superam as expectativas. Essa foi a primeira participação do RobôCIn no mundial, o grupo já acumula conquistas na LARC, competição de robótica da America Latina, e na IronCup, competição nacional.

Os demais encontros da Academia RobôCIn, que ocorrerão nas semanas seguintes, trarão um panorama de iniciação à robótica autônoma, incluindo detalhes sobre as categorias competitivas 2D Simulation e Very Small Size League (VSS). Os encontros serão ministrados por integrantes do RobôCIn. Essa é uma oportunidade de entender não só o caráter competitivo da robótica autônoma, mas as contribuições que os estudos na área podem trazer para além dos muros da universidade e para a trajetória dos estudantes envolvidos.

Todos os meetups serão realizados no Anfiteatro das 12h às 13h, com exceção da abertura que ocorrerá às 16h. Confira a programação completa:

20/08 – Abertura da Academia RobôCIn: Conhecendo o RobôCIn
27/08 – Introdução a Robótica e Robótica Autônoma + Entendendo o Seguidor de Linha
03/09 – Entendendo Simulation 2D + Entendendo a VSS
17/09 – Entendendo a SSL: o robô e a inteligência artificial (IA)