Ruy de Queiroz, professor titular do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi convidado para  integrar o Comitê de Premiação da Medalha John Von Neumann 2020, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O comitê é composto por um chair e mais nove membros. Como integrante, Ruy está em uma posição onde pode realizar uma contribuição maior para o IEEE e atuar na escolha dos ganhadores das medalhas. A IEEE é uma das maiores organizações profissionais do mundo com sede nos Estados Unidos e se dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. 

 

A Premiação da Medalha John Von Neumann foi estabelecida pelo IEEE em 1990. O nome é uma homenagem ao matemático, cujo o trabalho no Institute for Advanced Study o levou a construir o IAS binary stored-program computer em 1952. A invenção serviu como modelo para o primeiro computador com programa de armazenamento totalmente eletrônico da International Business Machines Corporation  (IBM), patrocinadora da premiação. As medalhas são entregues a uma pessoa ou a um grupo de até três pessoas pelas suas excelentes realizações relacionadas à Ciência da Computação e tecnologia.

 

O professor Ruy de Queiroz possui mestrado em Ciência da Computação no CIn-UFPE e doutorado pelo Imperial College, localizado em Londres, Reino Unido. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, ele ofereceu uma reformulação da teoria dos tipos de Martin-Lof baseada numa nova leitura do conceito 'significado é uso' de Wittgenstein. Além disso, o pesquisador também trabalha desde a década de 1990 junto com D. Gabbay em um programa de fornecimento de uma consideração geral da interpretação funcional da lógica clássica e não-clássica por meio da noção de dedução natural. Novas interpretações do quantificador universal e a noção de igualdade proposicional são apresentadas como resultados do programa. Desde de o início dos anos 2000, o docente centra seus esforços na investigação, junto à Anjolina de Oliveira, a respeito de uma perspectiva geométrica da dedução natural apoiada numa consideração baseada em grafos da dedução natural simétrica de Kneale.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00