Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 335

Nome do Aluno: Clayton Ricardo Franceschetto

Nome do Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Título da Dissertação:  Um guia de boas práticas para o gerenciamento de configurações dos ativos de redes dos institutos federais de educação

Data da Defesa: 20/08/2021

Hora/Local: 09:00h –Virtual (Interessados em assistir entrar em contato com  a secretaria do Programa secmprof@cin.ufpe.br)   

Banca Examinadora:                                            

Prof.  Vinícius Cardoso Garcia (CIn-UFPE)

Prof.  Rodrigo Quites Reis (UFPA)

Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (CIn-UFPE)

Resumo:

Os Institutos federais de educação se caracterizam por ofertar educação gratuita e de qualidade nos níveis acadêmicos, que vão do ensino médio até a pós-graduação stricto sensu. Para que sejam capazes de atingir os objetivos institucionais, os departamentos de tecnologia da informação são parceiros estratégicos no alcance dessas demandas, pois é de sua responsabilidade a prospecção e provimento de recursos tecnológicos, entregues através da infraestrutura e redes disponibilizadas, alinhadas às necessidades organizacionais. No contexto em que tais instituições se distinguem pelo formato multicampi e, cada unidade que o compõem, possui autonomia para gerenciar da melhor forma os ativos de rede sob sua responsabilidade, garantir a integração entre os variados dispositivos de rede é uma tarefa árdua. Em ambientes de redes, a configuração de um novo equipamento pode impactar no funcionamento de outro. Muito tempo é demandado na identificação e resolução dos problemas dessa natureza, com alto grau de dependência humana na resolução de conflitos, a um custo operacional muito alto. Esta pesquisa se propôs a identificar as características do gerenciamento de configurações dos ativos de redes nos institutos federais de ensino. Para tanto, buscou estudos que abordaram o gerenciamento de configurações na literatura, fazendo uso de técnicas como a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), Snowballing e literatura cinza. A partir dos dados obtidos, um guia foi desenvolvido e submetido para avaliação de um grupo focal. O mesmo pretende servir como referência para que os servidores atuantes na área de infraestrutura e redes sejam capazes de identificar os problemas que os acometem, e as potenciais soluções para saná-los.

Palavras-chave: Gerenciamento de configurações. Redes de computadores. ITIL. Guia. Wiki.

Comentários desativados