A equipe esteve em São Paulo para participar da LARC entre 17 e 22 de outubro

O RobôCIn, equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi campeã nas modalidades de futebol VSS (Very Small Size Soccer), SSL (Small Size League) e Simulação 2D da LARC (Competição Latino Americana de Robótica), que aconteceu de 17 a 22 de outubro, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo-SP. Participando pela primeira vez da categoria de drones, chegou a 3a. colocação no desafio técnico e a 3a. colocação geral.

Na categoria VSS jogam dois times, cada um com três robôs. O desafio é desenvolver o menor agente autônomo possível, de modo que todos os seus componentes caibam, por exemplo, em um quadrado de 8×8 cm. A equipe tinha como objetivo manter o bom controle do robô, considerando que a inteligência artificial utilizada foi treinada dentro do simulador e, quando é feita a transferência para o mundo real, muitos parâmetros mudam, como o atrito. O resultado vitorioso do RobôCIn em 2021 foi mantido esse ano, com o bicampeonato, conquistando também o 1° lugar na IronCup, competição que aconteceu no final de semana que antecedeu a LARC. 

O SSL, assim como o VSS, é uma categoria de futebol autônomo, a diferença está no tamanho maior do robô, que consegue chutar, dar passe, dominar a bola e se movimentar em qualquer direção sem precisar girar. Cada time é composto por seis robôs com máximo de 180 mm de diâmetro e 150 mm de altura. O time do RobôCIn conquistou o tricampeonato este ano, na sequência de 2020 e 2021, e também foi campeão nesta categoria na RoboCup 2022 sediada na Tailândia. 

A categoria de atuação do RobôCIn que envolve mais inteligência de estratégia é a Simulação 2D, um “futebol de botão autônomo” em que o objetivo é fazer dois times de 11 jogadores disputarem um contra o outro. E, nesta edição da LARC, a equipe conquistou a segunda vitória na modalidade e o terceiro lugar na IronCup.

Competindo como estreantes na categoria de Drones, chegaram a 3a. colocação, no desafio da Flying Robots Trial League, com o drone Esperança. O objetivo era sair da base de lançamento e sobrevoar por todas as outras bases, pousar em cada uma delas e retornar à base de origem. Em preparação, foi utilizada bastante visão computacional, assim como nas modalidades VSS e SSL, e o software de controle desenvolvido pela equipe. 

Depois dos anos sem competições presenciais, o ano de 2022 da equipe RobôCIn foi marcado pela volta das competições e pela nossa volta aos laboratórios. No início do ano cerca de metade da equipe não se conhecia presencialmente, nossos materiais e robôs precisaram de muita manutenção depois de 2 anos parados, e muita formação foi necessária para trazer todos avanços feitos durante a pandemia para dentro de campo. 

Até agora já conquistamos 7 troféus e 4 artigos publicados em conferências de robótica no ano de 2022. Podemos afirmar que é visível a crescente evolução técnica da equipe nos últimos anos e que os frutos estão amadurecendo, o que nos anima ainda mais para os próximos desafios.

E apesar das adversidades dos últimos anos, temos muito a agradecer. Primeiro a nossa orientadora Edna e orientadores Hans, Paulo e Tsang que nos apoiam, e acreditam na equipe independente do desafio que nos metemos. Segundo a todas alunas e alunos do RobôCIn, pela resiliência, pela dedicação, e pelo respeito e amizade com toda a equipe, criando um ambiente saudável e próspero para formação. Também temos que agradecer a todo Centro de Informática, pois sempre nos deram o maior suporte, acreditaram e apoiaram na equipe desde o início. Por último, não podemos deixar de agradecer a todos os patrocinadores, o CESAR, a Microsoft, a Moura, a HSBS, o INES e a Veroli, que embarcaram no nosso sonho e nos possibilitaram levar estes projetos a cada uma dessas competições. ]

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00